CONSCIENTIZAÇÃO

Campus promove ações alusivas à campanha nacional Dezembro Vermelho

Programação teve início hoje (1º) e conta com palestras, videoconferências, testes rápidos e concurso de curta-metragem

Publicada em 01/12/2017 Atualizada há 1 ano

Equipe da Coordenação de Atividades Estudantis e Setor Médico distribuem panfletos, preservativos e laços alusivos à campanha Mundial. Foto: cedida.

O Campus Pau dos Ferros aderiu à campanha nacional Dezembro Vermelho, que é a segunda ação sistêmica promovida pela Diretoria de Atividades Estudantis (Digae) em parceria com o GT Saúde, abordando temáticas de prevenção à saúde.

No mês de dezembro, a campanha tem como objetivo combater o crescimento da AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis que vem ocorrendo no Brasil e, particularmente, no Rio Grande do Norte. Os profissionais da saúde receberam uma capacitação em agosto deste ano, realizada pela SESAP, e agora o objetivo é continuar as ações através de ações educativas para os alunos do Instituto.

Durante todo o mês de dezembro, as redes sociais do IFRN farão postagens sobre a temática e os próprios alunos estão sendo incentivados a elaborar vídeos curtinhos com curiosidades e dúvidas sobre o tema.

As dúvidas serão tiradas no dia 5 de dezembro, às 10h, em um bate-papo/videoconferência que acontecerá com Esdras Gurgel, advogado e militante da causa, que convive com o HIV há mais de 20 anos. O infectologista e também professor da UNP Igor Thiago Queiroz também estará presente neste momento para esclarecer as dúvidas médicas mais específicas. Todos os campi estão convidados a participar, sendo necessário apenas sintonizar a sala da videoconferência, que será transmitida do Campus São Gonçalo.

A Coordenação de Atividades Estudantis do Campus, a COAES, juntamente com equipe do Setor Médico, estão promovendo as ações. A programação já teve início hoje, 1º, com distribuição de laços simbólicos, preservativos e panfletos. Confira detalhes:

AÇÃO
Sexta-feira (1º)
Distribuição do laço simbólico da campanha mundial de combate ao HIV/AIDS.Dependências do Campus
Segunda-feira (4/12)
Serviço de Assistência Especializado em HIV/AIDS e outras IST's, o que é? - convidada Renata Cidineide (enfermeira coordenadora do SAE Regional de Pau dos Ferros).Auditório Ariano Suassuna
Segunda-feira (4/12)Videoconferência: tira duvida sobre HIV/AIDS, com Esdras Gurgel (Advogado e representante estadual da rede nacional de pessoas vivendo com HIV/AIDS) e Igor Thiago Queiroz (Médico infectologista do Hospital Estadual de Infectologia Giselda Trigueiro - Natal/RN).Auditório Ariano Suassuna
Quinta-feira (7/12)
DIA  D - realização de testes rápido para HIV, Hepatite B e C, e Sífilis. Convidada Sonaria Linhares Rocha - Enfermeira da Secretária Municipal de Saúde de Pau dos Ferros. Horário: 8h ao meio-dia, no Setor Médico.
Setor Médico do Campus

CONCURSO DE CURTA METRAGEM
Nos próximos dias, será lançado o concurso de curta-metragem sobre HIV/AIDS, através do qual duplas de alunos elaborarão vídeos de até 2 minutos. Ao final, os 6 melhores trabalhos serão apresentados ao público, sendo que os 3 primeiros serão premiados.