Você está aqui: Página Inicial / Campi / Pau dos Ferros / Notícias / Campus Pau dos Ferros conquista aprovação de 5 novos projetos de pesquisa em seleção
PIBIC-EM/CNPQ

27/06/2019 - Destes, 3 foram aprovados contemplando 9 bolsas para estudantes

Projetos têm duração de 12 meses e terão início em agosto de 2019. Na foto, Allan Santos, aluno do Instituto.

O Campus Pau dos Ferros do IFRN teve 5 novos projetos aprovados na mais recente seleção via Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN, a Propi, através dos editais 3, 4, 5 e 6 do CNPq 2019 (PIBIC, PIBITI, PIBIC-AF e PIBIC-EM).

Os projetos aprovados são referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de cursos técnicos de nível médio.

Segundo o Professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus, Dr. Emanuel Neto Alves de Oliveira, dos projetos, aprovados, três foram com bolsas, contemplando 9 estudantes [pesquisadores] bolsistas.

Confira os novos projetos:

PROJETO
SERVIDOR (A)
COORDENADOR (A)
BOLSA PARA ESTUDANTE
Qualidade tecnológica de licores de palma forrageira no armazenamento em diferentes tipos de embalagens Professor Drª Emanuel Neto Alves de Oliveira 3 bolsas concedidas
Avaliação da qualidade de óleos de fritura utilizados em barracas de feira livre na cidade de Pau dos Ferros-RN Professora Drª Natiéli Piovesan 3 bolsas concedidas
Valorização do sabor de geleias artesanais pelo uso de bebidas, frutas, ervas e especiarias Drª Rosane Liége Alves de Souza (Técnica de Laboratório)
3 bolsas concedidas
Avaliação do manejo e escrituração zootécnica de colmeias e apiários e levantamento dos requisitos para a informatização desse processo através de um aplicativo móvel Professor Me. Elenilson Vieira da Silva Filho
Sem bolsa
Avaliação do processo de análise sensorial e levantamento dos requisitos para a criação de um aplicativo móvel Professor Me. Rafael Ferreira da Silva Sem bolsa

A seleção faz parte do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da Propi e concedeu dezenas de bolsas distribuídas entre os campi do IFRN. Os projetos serão iniciados em agosto de 2019 e executados até julho de 2020.

Acesse:

Resultado do Edital n° 05/2019 - PIBIC-EM/CNPq