PIBIC-EM/CNPQ

Campus Pau dos Ferros conquista aprovação de 5 novos projetos de pesquisa em seleção

Destes, 3 foram aprovados contemplando 9 bolsas para estudantes

Publicada em 27/06/2019 Atualizada há 1 ano

Projetos têm duração de 12 meses e terão início em agosto de 2019. Na foto, Allan Santos, aluno do Instituto.

O Campus Pau dos Ferros do IFRN teve 5 novos projetos aprovados na mais recente seleção via Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN, a Propi, através dos editais 3, 4, 5 e 6 do CNPq 2019 (PIBIC, PIBITI, PIBIC-AF e PIBIC-EM).

Os projetos aprovados são referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de cursos técnicos de nível médio.

Segundo o Professor e Coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus, Dr. Emanuel Neto Alves de Oliveira, dos projetos, aprovados, três foram com bolsas, contemplando 9 estudantes [pesquisadores] bolsistas.

Confira os novos projetos:

PROJETO
SERVIDOR (A)
COORDENADOR (A)
BOLSA PARA ESTUDANTE
Qualidade tecnológica de licores de palma forrageira no armazenamento em diferentes tipos de embalagensProfessor Drª Emanuel Neto Alves de Oliveira3 bolsas concedidas
Avaliação da qualidade de óleos de fritura utilizados em barracas de feira livre na cidade de Pau dos Ferros-RNProfessora Drª Natiéli Piovesan3 bolsas concedidas
Valorização do sabor de geleias artesanais pelo uso de bebidas, frutas, ervas e especiariasDrª Rosane Liége Alves de Souza (Técnica de Laboratório)
3 bolsas concedidas
Avaliação do manejo e escrituração zootécnica de colmeias e apiários e levantamento dos requisitos para a informatização desse processo através de um aplicativo móvelProfessor Me. Elenilson Vieira da Silva Filho
Sem bolsa
Avaliação do processo de análise sensorial e levantamento dos requisitos para a criação de um aplicativo móvelProfessor Me. Rafael Ferreira da SilvaSem bolsa

A seleção faz parte do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da Propi e concedeu dezenas de bolsas distribuídas entre os campi do IFRN. Os projetos serão iniciados em agosto de 2019 e executados até julho de 2020.

Acesse:

Resultado do Edital n° 05/2019 - PIBIC-EM/CNPq