Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PROPI

Campus Pau dos Ferros tem 12 novos projetos de pesquisa aprovados

Seleções dizem respeito a dois editais lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação

Publicada em 01/04/2022 Atualizada há 1 ano

Projetos serão executados de abril de 2022 a abril de 2023.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN, a Propi, divulgou nesta quinta e sexta-feira, 31/3 e 1º de abril, o resultado de processos seletivos de projetos de pesquisa, regidos pelos Editais nº 04/2022 e 08/2022 - PROPI/RE/IFRN.


O Edital 4 selecionou projetos de pesquisa e inovação com fomento institucional que, entre outros pontos, objetiva despertar a vocação científica e estimular a formação de novos pesquisadores na Instituição em todos os níveis, visando à criação de ambiente para elevar a competitividade nacional em nível local e regional.


Já o Edital 8 diz respeito ao fomento de Projetos de Pesquisa e Inovação com Mulheres Jovens Cientistas, devendo abarcar, obrigatoriamente, uma aluna bolsista indicada, proveniente de cursos técnicos ou superiores do IFRN.


O Professor autor de um dos projetos aprovados, Dr. Luan Talles de Araújo Brito, comemora: "Eu, a professora colaboradora e as alunas da equipe recebemos com muita alegria a aprovação, com bolsa, de nosso projeto de pesquisa 'Metáforas apícolas em canções brasileiras'. O projeto tenta fazer uma ponte entre minha área de formação (Letras) e a área do curso técnico em Apicultura." O docente pesquisador comenta que a expectativa do grupo é que a pesquisa forneça resultados interessantes para os estudiosos desses dois campos do saber. "Para mim, será gratificante poder contribuir na formação de nossas alunas a partir do projeto e, especialmente, vê-las caminhar no âmbito científico como jovens pesquisadoras", acrescenta.


"Alguns dos projetos aprovados contam com recurso de bolsa do próprio Campus Pau dos Ferros", comenta do Professor e pesquisador Dr. Emanuel Oliveira, também diretor geral do Campus.. Saiba mais sobre os projetos aprovados que, segundo os editais, serão executados de abril 25/04/2022 a 24/04/2023:


TÍTULOEDITAL
PROFESSOR (A) COORDENADOR (A)
A abordagem dos três momentos pedagógicos na relação saúde e ambiente: um olhar a partir das doenças negligenciadas8/2022Drª Danile Bezerra dos Santos
Processamento, caracterização e estabilidade de geleia mista de polpa de cajá e casca de pitaya vermelha8/2022Dr. Dyego da Costa Santos
Metáforas apícolas em letras de canções brasileiras
8/2022Dr. Luan Talles de Araújo Brito
Estabilidade de licores de murta: Efeito do tratamento térmico, embalagem e tempo de armazenamento
4/2022Dr. Emanuel Neto Alves de Oliveira
Elaboração e caracterização de iogurte caprino sabor goiaba enriquecido com farinha de beterraba
4/2022Drª Elisabete Piancó de Sousa
Processamento, caracterização e armazenamento de doce em massa de cajá
4/2022Dr. Dyego da Costa Santos
Avaliação quantitativa de Carotenóides, Fenólicos, Antocianinas e Flavonóides em extratos orgânicos e aquosos de Turnera subulata Sm (Chanana)
4/2022Drª Ayla Márcia Cordeiro Bizerra
Vozes da ciência em artigos científicos da área de Ciência da Computação: comparação entre iniciantes e especialistas4/2022Dr. Evandro Gonçalves Leite
Produção de maxixe em pó por secagem convectiva: modelagem matemática, caracterização e estabilidade durante o armazenamento
4/2022Dr. Dyego da Costa Santos
O ensino de literatura na educação básica do IFRN, Campus pau dos Ferros
4/2022Dr. Antonio Cleonildo da Silva Costa
Aplicações energeticamente eficientes em dispositivos de computação heterogênea
4/2022Dr. Demetrios Araújo Magalhães Coutinho
Soluções de IoT para automação em ambiente escolar
4/2022Me. Irlan Arley Targino Moreira

 


Acesse:

Resultado dos projetos aprovados no Edital 4/2022

Resultado dos projetos aprovados no Edital 8/2022

Página de editais da Propi

 

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
08/03/2022: IFRN publica edital para fomento da participação feminina em projetos.
07/1/2022:Pró-Reitoria lança Editais de Fomento à Pesquisa e Inovação para 2022.