Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

FLISOL

Campus Pau dos Ferros sediará o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre

Evento acontece no próximo sábado (28). Aluno e ex-aluno ministrarão minicursos

Publicada em 24/04/2018 Atualizada há 1 ano

Evento é gratuito e aberto ao público em geral

No próximo sábado (28), o Campus Pau dos Ferros do IFRN receberá entusiastas e admiradores do software livre.


É que a cidade de Pau dos Ferros, sediará, pela primeira vez, uma edição do FLISoL. O evento local é coordenado pelos membros da Comunidade Potiguar de Software Livre – PotiLivre, além de professores e alunos da UFERSA e IFRN, e com participação de membros de diversos segmentos das carreiras de TI de Pau dos Ferros e da região do Alto Oeste potiguar.


O principal objetivo do evento é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.


Para alcançar estes objetivos, diversas comunidades locais de Software Livre (em cada país/cidade/localidade), organizam simultâneamente eventos em que se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes. Além disso, paralelamente acontecem palestras, apresentações e workshops, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, em toda a sua expressão: artística, acadêmica, empresarial e social.


ALUNO E EX-ALUNO DO CAMPUS MINISTRARÃO MINICURSOS
O aluno Wanderson Oliveira e o egresso Tallys César ministrarão minicursos no FLISoL. As atividades são:

  • Introdução a Programação utilizando Software Livre - Wanderson Rêgo Oliveira*
    Horário: 14h às 16h30. Laboratórios de Informática.
    Aluno do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS).

  • Introdução ao Vim - Tallys César Gurgel Batista
    Horário: 14h às 16h30. Laboratórios de Informática.
    Egresso do curso Técnico Integrado em Informática. Hoje, aluno do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) da Ufersa.


A programação acontecerá nos turnos matutino e vespertino, tendo início às 7h30 com o credenciamento. Detalhes e as demais atividades podem ser conferidas na página do FLISoL em Pau dos Ferros. Acesse:

Página do FLISoL em Pau dos Ferros

Formulário de inscrição: http://paudosferros.potilivre.org/inscricao


SOBRE
O FLISOL é o maior evento de divulgação de Software Livre na América Latina. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4º sábado de abril de cada ano. Seu principal objetivo além de promover o uso do Software Livre, esclarecer sua filosofia, avanços, viabilidade técnica, social e econômica. O evento é direcionado para todo tipo de público: estudantes de todos os tipos e níveis, empresários, trabalhadores, funcionários públicos, empreendedores, entusiastas e ainda pessoas que não possuem muito conhecimento em informática.
* Com informações do site do FLISoL.