GESTÃO

Campus Pau dos Ferros sedia etapa de Curso de Administração Escolar para Gestores

Encontro teve início hoje, 12, incluindo Reunião do Colégio de Dirigentes do IFRN

Publicada em 12/12/2016 Atualizada há 12 meses

Pró-Reitor de Administração do IFRN, Juscelino Medeiros, durante fala sobre a execução orçamentária em 2016 e ações prioritárias para 2017

O Campus Pau dos Ferros sedia hoje e amanhã, 12 e 13 de dezembro, a quarta etapa do Curso de Administração Escolar para Gestores. Neste encontro acontece, ainda, mais uma reunião do Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir), realizada na tarde de hoje.

Com o objetivo de alinhar as metas para uma administração estratégica da Instituição, o curso é promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN (Prodes) e foi inspirado na tese do servidor Francisco Mariz Fernandes, desenvolvida através de cooperação com a Universidade do Minho, em Portugal.

Durante a manhã, a Diretora Geral do Campus Pau dos Ferros, Professora Antonia Silva, recebeu os demais dirigentes do Instituto. No início da reunião, falou aos gestores, desejando-lhes boas-vindas. Na sequência, o Reitor do IFRN, Wylllys Farkatt, prosseguiu com a abertura do curso.

O Diretor Geral do Campus Apodi, Professor Damião Freire, comenta sobre a importância do curso: “É um curso de muita importância nós gestores do Instituto, principalmente diante desse novo contexto, onde é preciso que a Instituição se adeque a  novas realidades. Então, nesse sentido, o curso tem nos ajudado bastante. Ainda não tínhamos feito um planejamento tão bem discuto”, comenta Damião.

Para o quadriênio entre 2016-2020, o IFRN identificou uma expressiva renovação no quadro de gestores. Mais de 50% dos campi estão com novos diretores gerais, e mais de 70% de novos diretores acadêmicos, além de renovação nas equipes de diretores de administração. “Este curso foi idealizado por dois motivos: primeiro, diante dessa renovação considerável do número de gestores, que nos fez entender que seria estratégico para a Instituição realizarmos uma capacitação como essa. A outra questão que nos motivou foram os resultados obtidos na tese do Prof. Mariz, que retrata um estudo sobre essa nova institucionalidade, sobre identidade, sobre os aspectos relacionados à autonomia dos dirigentes”, relata o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Professor Marcos Oliveira.

MÓDULO IV “PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL” EM PAU DOS FERROS
“O Pró-Reitor Marcos Oliveira comenta sobre a esta última etapa do curso: “Este módulo trata do Plano Estratégico da Instituição. Aqui, todos os dirigentes poderão entender melhor o que significa o Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI; como também perceber que uma das ferramentas para que o PDI possa, de fato, se concretizar é o Plano de Ação Anual. Os gestores conhecerão como esse Plano de Ação Anual é organizado em macroprocessos, em dimensões estratégicas, em metas e em ações, de maneira que possam conhecer as 78 metas que Instituição elegeu nesse PDI”, detalha o Pró-Reitor.

Ainda segundo Marcos Oliveira, esta etapa possibilitará aos gestores uma reflexão sobre quais são as ações que dão conta da concepção de cada uma dessas metas, além de redimensionar essas metas para os exercícios de 2017 e 2018. Para conclusão do Módulo, será feita uma discussão baseada em cada um das 11 dimensões estratégicas da Instituição, observando quais são as necessidades de cada um dos campi. Amanhã, 13, será feito o fechamento do módulo, onde será apresentada uma proposição de matriz orçamentária para o IFRN para o exercício de 2017.

SOBRE O CURSO
O curso conta com 4 módulos e 9 submódulos, executados em diferentes unidades do IFRN, visando a integração intercampi. A capacitação teve início no Campus Natal-Zona Norte com o módulo I "Integração de equipes", seguida do módulo II, "Autonomia e Descentralização"; do módulo III, "Avaliação e Gestão Organizacional" e, agora, em Pau dos Ferros, o módulo IV, "Planejamento Institucional".