IMD | UFRN | IFRN

Olimpíada de Robótica marca fim do Curso de Inverno do "Talento Metrópole"

Através de seleção, alunos do Alto Oeste potiguar que se destacaram no Curso, participarão do Programa

Publicada em 01/08/2017 Atualizada há 12 meses

Estudantes no Laboratório de P&D, que programaram robôs e os puseram à prova durante a Olimpíada de Robótica

Na manhã da última sexta-feira, 28 de julho, aconteceu o Curso de Inverno do Programa Talento Metrópole no Alto Oeste potiguar, realizado através de parceria entre o Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o Campus Pau dos Ferros do IFRN.

O Curso foi realizado no período de 24 a 28 de julho, no Campus Pau dos Ferros do IFRN, através de uma seleção para a qual mais de 150 estudantes do Alto Oeste potiguar efetuaram inscrição. O público-alvo é formado opr jovens que estejam cursando os três últimos anos do Ensino Fundamental II (7º, 8º e 9º ano) ou do Ensino Médio em escolas públicas ou privadas do estado. O Programa busca selecionar jovens com altas habilidades ou superdotação na área de Tecnologia da Informação.

CURSO
O curso teve duração de uma semana e o seu final foi marcado pela Olimpíada de Robótica, realizada na manhã do dia 28/7, no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), do IFRN, em Pau dos Ferros. Na competição, cada uma das 6 equipes, denominadas R2D2, Marvin, Batman, ND3, Kepler e Animal Mecânico; puseram seus robôs à prova. Cada equipe foi formada, concomitante, por estudantes do IFRN com alunos de outras escolas do Alto Oeste. A equipe Kepler foi a vencedora da competição, cujo robô realizou o percurso em 46 segundos.

Duarnte o encerramento e premiação das equipes com melhor desempenho, a psicóloga do IMD, Juliana Reis, agradeceu e elogiou o empenho dos alunos: "A gente que faz o Instituto Metrópole Digital da UFRN, junto com os professores do IFRN, agradece bastante a participação, empenho de vocês e a frequência. Vocês passaram por uma seleção enorme. À tarde nós tivemos 112 participantes e pela manhã nós tivemos 36, então vocês foram um grupo bastante seleto que participaram do Curso de Inverno e tenho certeza de que todos vocês têm um potencial enorme, pois vocês são muito inteligente e empenhados. Programar um robô desses em um dia não é fácil e vocês conseguiram, então todos vocês estão de parabéns", destaca a Juliana.

O Professor do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Aluísio Igor, articulador do Programa no Alto Oeste, aposta em parcerias do IFRN com o IMD. "Gostaria de agradecer à equipe do IMD. O IFRN apoia e promove essas iniciativas com muito gosto. Que esta seja a primeira de muitas outras iniciativas que a gente pretende trazer. Fiquei muito feliz com a participação de vocês alunos, inclusive com o pessoal que não é do IFRN. É bom saber que tem gente capacitada e que gosta de trabalhar, que gosta de parte de TI. Aos estudantes de outras escolas que ainda não estão no ensino médio, espero encontrar vocês aqui no IFRN num futuro próximo. Qualquer dúvida, qualquer ajuda, podem contar conosco.", comenta Aluísio.

Durante o Curso de Inverno, os alunos foram acompanhados pelos Professores do IFRN: Aluísio Igor, Michel Santana, Moroni Neres, Bonfim Aquino e Luiz Rodrigues, além da psicóloga do Campus, Shirllane Nunes, no dia da Olimpíada. Do IMD, a Juliana Reis (Psicóloga) e Izabel Hazin (Professora), acompanharam e orientaram os alunos durante o curso.

O PROGRAMA TALENTO METRÓPOLE

O Curso de Inverno é uma das etapas do Programa Talento Metrópole, realizado em duas fases: a primeira, que consistiu na aplicação de instrumento de prospecção, que avalia habilidades e competências em TI, a fim de selecionar alunos para o Curso de Inverno. Os estudantes que apresentaram melhor desempenho no Curso, receberão assessoria do IMD e do Campus Pau dos Ferros (2ª etapa) até o início da vida universitária, estimulando-os e capacitando-os, na área de TI e afins.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:

24/07/2017:Divulgada relação de estudantse selecionados para o Programa "Talento Metrópole".
11/07/2017:Inscrições para o Programa "Talento Metrópole" são prorrogadas.
21/06/207:Programa "Talento Metrópole" divulga chamada pública no Alto Oeste potiguar.