VALORIZAÇÃO DA VIDA
Campus promove ações alusivas à campanha mundial "Setembro Amarelo"
Comunidade acadêmica pode contar com o apoio da Coordenação de Atividades Estudantis, incluindo serviço de psicologia
Publicada em 22/09/2017 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 06:54

Não somente no mês de setembro, mas durante todo o ano letivo, a comunidade acadêmica do Campus Pau dos Ferros pode contar com o serviço de psicologia do IFRN. Contudo, este mês marca o ápice de uma campanhas promovida mundialmente por
instituições públicas e privadas, no sentido de combater o suicídio e promover a valorização
da vida, denominada "Setembro Amarelo".
Especialistas da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), durante audiência pública realizada em em maio, no Senado, apontam dados preocupantes a partir de estudos realizados: a cada 45 minutos, uma pessoa comete suicídio no Brasil, um número preocupante, que exige mobilização de pessoas físicas e instituições.
Pensando em trabalhar para somar em prol da diminuição quanti e qualitativa desses números, o Campus Pau dos Ferros do IFRN, através da Coordenação de Atividades Estudantis, está promovendo uma série de ações pela valorização da vida, com o apoio do Serviço de Psicologia.
Esta semana, alunos e servidores se depararam com diversas ações. Cartazes de campanha do Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria foram compartilhados em pontos estratégicos da escola. Murais interativos foram instalados e coletaram dezenas de informações sobre valorização da vida.
As ações não pararam por aí... Uma caixa denominada "Deposite aqui a sua angústia" foi disponibilizada no corredor do Refeitório. Lá, já foram depositadas vários sentimentos de quem precisa de ajuda. A identificação é opcional. Caso a pessoa deseje se identificar, basta colocar o contato no papel que a Coordenação irá fará a intermediação necessária. Ao longo do mês, as mídias sociais do Campus têm compartilhado posts em apoio à campanha.
Durante o intervalo, a psicóloga e alunos promoveram entrega de cartões em formato de coração, com mensagens de valorização da vida. Segundo a psicóloga do Campus, Shirllane Nunes, a campanha é uma ação adicional ao que o IFRN já disponibiliza aos seus estudantes. Com as informações coletadas, pretende-se sistematizar a a continuidade de ações de combate ao suicídio e valorização da vida.
ATENDIMENTO DE PSICOLOGIA NO IFRN
Além de atendimento de enfermaria, médico, odontológico, assistência social e nutricional, a comunidade acadêmica pode contar com o apoio do Serviço de Psicologia do IFRN. Quando sentir necessidade, o estudante pode se dirigir à Coordenação de Atividades Estudantis (sala 4, no pavimento térreo) e agendar atendimento. Contato e agendamento podem ser feitos também através do e-mail: coaes.pf@ifrn.edu.br ou ainda telefone fixo (84) 4005 4109 (ramal 6604).