Extensão
Campus Pau dos Ferros oferta aulas gratuitas de capoeira à comunidade
Encontros acontecem às quintas-feiras, na sede do Campus
Publicada por Francisco Franca em 02/04/2025 ― Atualizada em 3 de Abril de 2025 às 09:44
Desde 2023, o Campus Pau dos Ferros do IFRN oferta aulas gratuitas de capoeira à comunidade acadêmica e externa. A iniciativa, viabilizada por meio de um projeto de extensão, foi recentemente renovada pelo Edital 3/2024 da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto.
Intitulado “Lutas e cidadania: interface entre a capoeira e a comunidade acadêmica e geral”, o projeto busca fortalecer a prática da capoeira na região do Alto Oeste Potiguar, promovendo-a sob os aspectos educacional, social e de lazer. As atividades são estruturadas em três dimensões principais: participação, educação e performance.
Sob a coordenação de João Lucas Pinto Matias, professor de Educação Física no Campus, o projeto conta com a parceria do Centro Tradicional Movimento e Vadiação (CTMV). As aulas são ministradas pelo instrutor Halison Oliveira, que destaca a capoeira como uma poderosa ferramenta de transformação social, cultura e educação:
Projetos como esse ajudam no crescimento da cultura local e fortalece o nosso trabalho, mantendo viva a missão de proporcionar o melhor que essa arte ancestral pode nos oferecer. Acredito na capoeira e tenho certeza que o projeto tem tendência ao crescimento, nos ajudando a alcançar os diversos públicos da região do Alto Oeste
Participantes comentam as experiências positivas após o ingresso no Programa. A jovem Amanda Arielly, de Rafael Fernandes, relata que o projeto contribui para a valorização da capoeira enquanto prática cultural que remete à ancestralidade: "Tenho aprendido a importância de valorizar e reafirmar a capoeira como um símbolo de resistência ancestral e manifestação cultural do nosso país, já que infelizmente ainda há muitos estigmas e desvalorização da mesma. Devo ressaltar também o método de ensino de Halison, que além de ser bem didático, também proporciona uma oportunidade pra quem busca melhorar seu desenvolvimento pessoal através da disciplina e do respeito com a prática", disse Amanda, moradora do município de Rafael Fernandes-RN.
Já Jadson Souza, aluno do curso de Apicultura do Campus e que também participa o projeto, declarou: "descobri um mundo maravilhoso por meio dela [a capoeira], no qual já pude aprender muitos fundamentos e participar de viagens graças ao projeto. Atualmente, sou aluno de segundo cordão e tenho muito orgulho de fazer parte desse projeto, que Halison conduz com muita seriedade e disciplina", afirma o jovem de 21 anos, do município de Portalegre-RN.
Por fim, Nélia Suzane evidencia a relevância da capoeira, ao afirmar que "o projeto é rico em aprendizagens, tanto corporais quanto mentais. Aprendi que devo valorizar o trabalho do próximo e respeitar a história dos nossos antepassados. É muito bom participar de uma arte tão linda como a capoeira", sentenciou.
Como participar
Para participar é preciso ter idade mínima de 14 anos e residir em Pau dos Ferros ou cidades da região. Os encontros acontecem em formato presencial, todas as quintas-feiras, às 19h, na Sala de Práticas Corporais do IFRN. O agendamento de uma aula experimental pode ser feito por meio do Instagram Capoeira CTMV | Alto Oeste.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas por meio do Instagram do grupo, acima mencionado, ou ainda pelo e-mail coex.pf@ifrn.edu.br , da Coordenação de Extensão do Campus.
- Palavras-chave:
- Campus Pau dos Ferros Capoeira Projeto de Extensão