AULAS PRESENCIAIS

Campus Pau dos Ferros inicia ensino misto provisório

Estudantes e servidores da unidade falam sobre mudanças, expectativas e saudades

Publicada em 10/11/2021 Atualizada há 1 ano

Letícia (de Alimentos), Camila (de Apicultura) e Pablo (de Informática) comemoram o retorno gradual às aulas presenciais.

Após 19 meses, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) retomou as aulas presenciais. O retorno gradual da presencialidade, aprovado pela Resolução nº 47/2021 do Conselho Superior do IFRN (Consup), ocorrerá por meio do ensino misto provisório a partir do semestre letivo 2021.2. Desde o dia 17 de março de 2020, as aulas presenciais no Instituto estavam suspensas como forma de prevenção à Covid-19. Assim como os demais campi da instituição, o Campus Pau dos Ferros vem se preparando para receber novamente seus alunos e alunas através de quatro fases.

Nesta segunda-feira, 8 de novembro, pelos corredores outros espaços da escola, ouvimos estudantes, professores e gestores, que falaram sobre como se sentem com o retorno à presencialidade das aulas.

Comunidade acadêmica fala sobre o retorno presencial

Discentes

A expectativa é também do corpo discente. Pablo Deyvid, aluno do 4º ano de Informática do Campus, acredita que o retorno provisório é o primeiro passo para que “o IFRN volte 100% com toda sua pesquisa, extensão e ciência”, afirma. Maria Cecília, igualmente estudante do 4º ano do curso de Informática, declara que, para ela, essa retomada representa esperança, destacando a volta a “uma rotina normal de estudos e contato social”.

Para Camila Carvalho, discente do curso Técnico em Apicultura, a volta às aulas presenciais traz a sensação de “um novo começo” tanto para os alunos já concluintes como para os que, por enquanto, permanecerão no ensino remoto: “Apesar dos outros alunos não terem começado ainda, eles já sentem essa esperança de retornar à casa (...) O IF é uma casa para todos. Acredito que muitos sentimentos afloram quando a gente chega nele”. Iara Letícia, do Técnico em Alimentos, afirma que esse retorno manifesta “esperança que as coisas voltem a se normalizar no IFRN e no mundo” porque, para ela, “é muito diferente ter o contato com o professor pessoalmente, com os colegas e as pessoas do Campus ao invés de ser apenas por uma tela”, declara.

Docentes e gestores

Professor de História, Gabriel Oliveira diz que, mesmo com todo o desafio desse retorno gradual, é muito especial poder ver e estar com as pessoas de forma presencial: "Voltar ao nosso lugar de sala de aula e rever gente querida depois de passar momentos tão duros nessa pandemia ainda em curso nos dá muita esperança de que dias melhores virão!", enfatiza o docente do Campus.

Radyfran Nascimento, Diretor Acadêmico do Campus, comenta que sente um misto de "desafio e esperança" quando se refere à retomada presencial das aulas do IFRN: "de desafio por sabermos que vamos ter que passar por algumas adaptações, reaprender e ressignificar algumas coisas; e de esperança no sentido de vermos concretizar-se a volta da razão dessa Instituição: oferecer um ensino de qualidade e presencial", anuncia.

O diretor-geral do Campus, professor Emanuel Oliveira, dá as boas-vindas aos e às estudantes que estão de volta, e relata como essa presencialidade fez falta: "Mesmo com muito estudo e trabalho, estávamos há quase dois anos em distanciamento social. E hoje ver as aulas voltarem ao presencial, de maneira segura, é uma alegria. Estávamos com saudades de ver as salas de aulas, laboratórios, corredores e demais espaços ocupados pela comunidade acadêmica. Desejamos boas-vindas e máximo proveito a todas e todos."

::: CONTEÚDO RELACIONADO:

08/11/2021: Divulgado formulário de consulta a estudantes para a 2ª fase do retorno gradual às aulas presenciais.
25/10/2021:
Divulgado resultado da consulta a estudantes sobre o retorno gradual às aulas presenciais.
28/10/2021:Diretoria Acadêmica emite nota às turmas concluintes dos cursos técnicos integrados.
25/10/2021: Divulgado formulário de consulta aos concluintes do Ensino Médio sobre retorno gradual à presencialidade.
19/10/2021:
Diretores do Campus convocam pais e estudantes para reunião remota na tarde da próxima sexta-feira (22).