Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

FORMATURA

Campus Pau dos Ferros forma mais de 100 novos técnicos em Alimentos, Apicultura e Informática

Solenidade aconteceu na noite de ontem, 2, no Ginásio do Campus

Publicada em 03/02/2016 Atualizada há 1 ano

Técnicos durante a Solenidade, depois da concessão do diploma pelo Reitor do IFRN, Belchior Rocha. Foto: Romário Henrique.

Uma noite memorável: é assim que definimos a Solenidade de Formatura de ontem, marcada pela celebração da conclusão de novas turmas de concluintes de cursos técnicos em Alimentos, Apicultura e Informática, onde centenas de pessoas marcaram presença no evento, realizado no Ginásio Poliesportivo do Campus. Ao todo, 136 formandos, distribuídos entre as modalidades técnico integrado e subsequente, estiveram presentes. A novidade deste ano é que formamos os primeiros técnicos em Apicultura do Brasil.


Atos protocolares
Após entrada dos formandos e padrinhos e menções dos servidores homenageados, o Reitor do IFRN, Professsor Belchior de Oliveira Rocha, declarou aberta a solenidade. O formando Gustavo Ítalo Freire Martins, coletivamente com os demais concluintes, proferiram o solene juramento. Na sequencia, o aluno Eduardo Alves de Souza fez a solicitação do diploma em nome dos demais formandos. O Diretor Acadêmico em exercício, Ulysses Vieira, apresentou os formandos ao Reitor que, por sua vez, pelos poderes outorgados, em nome do governo da República Federativa do Brasil, concedeu o diploma aos novos técnicos. Na sequencia, aconteceu a outorga de diplomas, com representantes de todas as turmas.


Alunos Laureados
Os alunos que auferiram destacado desempenho nas atividades acadêmicas, receberam certificado de distinção, as láureas acadêmicas. Do curso de Alimentos (modalidade integrado), o laureado foi Jocélio Augusto Nogueira Júnior; de Apicultura (modalidade subsequente), o laureado José Bernardo Costa Júnior; de Apicultura (modalidade integrado), a láurea acadêmica foi para a aluna Tatiane da Silva do Nascimento e, do curso de Informática (modalidade integrado), a láurea acadêmica foi para a aluna Karine Maria Lima Lopes.

DEPOIMENTOS

"Na noite de ontem um grande sonho foi realizado: vencer os quatro anos de ensino médio integrado do IFRN, participando da formatur na presença de todos aqueles que fizeram parte dessa história. Muitas foram as lembranças que me passaram pela cabeça, desde o primeiro dia, quando cheguei nesta escola tão grande sem conhecer praticamente ninguém, até o último, lembrando da família que construí e da segunda casa que o Campus Pau dos Ferros do IFRN se tornou para mim. As experiências vividas foram ímpares, cada momento de alegria e dificuldade culminaram na pessoa que sou hoje, mais madura e mais preparada para a vida, tanto na área profissional, como nas demais. Gostaria de agradecer a Deus, aos professores, aos demais funcionários do Instituto, aos meus amigos e, por fim, aos meus pais e toda a minha família por todo o apoio. Obrigado, IFRN por ter proporcionado os melhores anos da minha vida, fazer parte do seu corpo discente foi uma experiência incrível!"
Raíssa Nathercia, de José da Penha-RN, Técnica em Alimentos, da modalidade integrado.


"A dia foi importante. Depois de longo período batalhando para chegarmos ao dia de ontem, passamos por poucas e boas. A noite significou muito. Em meio a dezenas, concluiram apenas 13, que podemos dizer que somos vencedores. Agradeço aos professores, aos orientadores, ao apoio da família que foi crucial. Sem o apoio de nossos familiares não teríamos tido essas condições."
Robevanio Borges, de Riacho da Cruz, Técnica em Informática, da modalidade subsequente.


“A solenidade de formatura foi sublime e memorável. Agradeço ao IFRN, aos meus pais, educadores e amigos. A estes decido a minha formação técnica integrada e, especialmente, a láurea acadêmica. Este reconhecimento é, sobretudo, uma confirmação das minhas certezas sobre o quão compensatória é a dedicação constante em meio às intempéries que permeiam o contínuo processo de ensino-aprendizagem que nos constrói, desconstrói e, finalmente, nos torna cidadãos preparados para tomarmos decisões que são, bem profundamente, reflexo de quem somos."
Karine Lopes, de Riacho de Santana-RN, técnica laureada de Informática, modalidade integrado.


Discursos:

Com teor saudosista, com sabor de vitória e emocionante, o orador das turmas, Izael Gomes da Silva, proferiu o seu discurso. O paraninfo do Curso de Informática, Professor Rafael Moraes, falou em nome dos demais paraninfos, sendo Professora Érica Rocha, do curso de Alimentos e Professora Luciene Mesquita, para do curso de Apicultura. O discurso do paraninfo enfatizou reconhecimento, aprendizado e valores. Na sequencia, a Diretora Geral em Exercício, Amélia Reis, representando a Diretora Geral do Campus, Professora Antonia Silva, proferiu o seu discurso, com mensagens de agradecimento e reconhecimento aos alunos, servidores e familiares. O Prefeito de Pau dos Ferros, Luiz Fabrício Torquato, também proferiu o seu discurso, reconhecendo a conquista dos formandos, a importância e contribuição que a educação, inclusive o Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal, proporcionam para a sociedade e para a Região do Alto Oeste Potiguar. Finalizando, o Reitor do IFRN, Belchior, proferiu o seu discurso, parabenizando a todos pela conquista, proclamando mensagem de reconhecimento, humanidade, além de uma breve explanação de como a ampliação dos investimentos em educação profissional, científica e tecnológica tem contribuído para a formação de profissionais-cidadãos.


Ao fim da Cerimônia, os formandos celebraram a conclusão do curso, com chuva de sky paper, música, fotos, cumprimentos,  reconhecimentos e afeto entre familiares e amigos. O Campus Pau dos Ferros agradece a todos os presentes e parabeniza os formandos, familiares e servidores docentes e técnicos que contribuem para a concretização deste importante acontecimento.