Campus Pau dos Ferros forma 54 mulheres nos cursos de Costureira e Modelista

Programa Mulheres Mil teve concluintes certificadas na noite de ontem (7)

Publicada em 08/01/2019 Atualizada há 1 ano

Finalizada a Solenidade de Certificação, mulheres posam para fotos com autoridades e homenageados. Foto: Alisson Silva.

Desde julho do ano passado, dezenas de mulheres do Alto Oeste potiguar encontravam-se no Campus Pau dos Ferros do IFRN. O objetivo? Voltar a estudar, através de capacitação e qualificação, por intermédio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Costureira e Modelista e Costureira em Geral.

Elas integraram as turmas do Programa Mulheres Mil, executado através de projeto aprovado em seleção da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN, a Proex.

Ao todo, 54 mulheres concluíram o curso. Elas foram distribuídas nos cursos de “Costureira: Trilhando pontos e arrematando perspectivas” (turma de capacitação) e “Modelista e Costureira em Geral: Ampliando Horizontes e Tecendo Novos Desafios” (turma de aperfeiçoamento).

Para celebrar a conclusão dessa conquista, o Campus Pau dos Ferros realizou a Solenidade de Certificação das concluintes. A Cerimônia aconteceu na noite de ontem (7), no Auditório Ariano Suassuna, no IFRN, em Pau dos Ferros.

Kaliani Cristina Elóia da Costa, concluinte da turma de Costureira, ao discursar, resgatou experiências: “Aprendemos, brincamos, sorrimos juntas, convivemos com alunos, servidores, vivemos intensamente muitos momentos alegres, produtivos, positivos e inesquecíveis. Momentos esses que, sabemos, permanecerão em nossas vidas como uma marca muito agradável em nossos corações. Aqui, cativamos e fomos cativadas.”, relata Kaliani.

Da turma de aperfeiçoamento, a Hemanuele Costa Muniz associou todo o aprendizado e transformação a uma metáfora: “Estamos aqui no IFRN como pedras preciosas brutas que, aos poucos, foram sendo lapidadas. Hoje nosso brilho é imenso, porque não somos mais pedras brutas, e si, valiosas pedras preciosas. (...) Nesses seis meses fomos contempladas com o trabalhos que os servidores profissionais realizaram. Em meio às dificuldades que tivemos, acreditem, verdadeiros milagres saem daquela sala de aula. Nossos sinceros agradecimentos a todos os servidores do IFRN”, detalha Hemanuele.

A Coordenadora do Programa, Professora Drª. Natiéli Piovesan, após agradecer a todos os envolvidos, da gestão aos estagiários; apontou a importância do projeto: "O Programa Mulheres Mil representa uma perspectiva de inclusão da mulher, enfatizando em um de seus eixos a promoção da equidade, igualdade de gênero, combate à violência contra a mulher, além de propor à elas o acesso à educação.”, complementa a Coordenadora.

Representando a Diretora Geral do Campus, o Coordenador de Extensão, Francisco Vieira Sales Júnior, falou da experiência exitosa do Programa, inclusive como extensão coma a Coordenação e Pró-Reitoria. Sales parabenizou todas as mulheres pelo esforço e por terem ido até o fim do curso, reiterando as oportunidades que os cursos podem proporcionar. "Nós do IFRN somos apenas a cortina. As  verdadeiras estrelas da noite são vocês", parabeniza o Coordenador de Extensão.

A Solenidade de Certificação envolveu, além das concluintes, gestores, servidores, homenageados, familiares e amigos. O Chefe de Gabinete da Prefeitura de José da Penha (RN), Carlos José Pinheiro Maia, compareceu à Cerimônia, representando o Prefeito Raimundo Nonato Fernandes. A Prefeitura possui várias participantes incluídas no Programa Mulheres Mil.

O PROGRAMA

O Mulheres Mil oferece uma possibilidade de ampliação da formação de profissionais de modo a contribuir na resposta à atual demanda da economia brasileira por profissionais para os mais diversos setores. Em suma, o programa abre a possibilidade de formação para mulheres que vivem à margem da estrutura social e econômica, garantindo-lhes cidadania e renda, por meio do incentivo a elevação de escolaridade, da formação profissional e do desenvolvimento de instrumentos para o alcance do êxito no mundo do trabalho