DO CAMPO À ESCOLA

Campus Pau dos Ferros é uma das sedes de encontros do IFRN com agricultores familiares

Oficina aconteceu na tarde desta segunda-feira (11)

Publicada em 13/06/2018 Atualizada há 1 ano

Ação é promovida pela Diretoria de Gestão a Atividades Estudantis em parceria com o Grupo de Trabalho e Estudos em Nutrição

Desde a última quinta-feira (7), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte está percorrendo várias regiões do estano, promovendo o evento "Do Campo à Escola: I Oficina do IFRN com a Agricultura Familiar".

Na tarde da última segunda-feira (11), foi a vez do Campus Pau dos Ferros do IFRN sediar o encontro, que objetiva conhecer e interagir com os agricultores familiares de todas as regiões do Rio Grande do Norte, a fim de fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no IFRN.

O casal Antônio Pereira de Castro e Graça de Castro são agricultores familiares que participaram da Oficina. Eles vieram do município de São Francisco do Oeste (RN), localizado a aproximadamente 17km de Pau dos Ferros. Anônio avaliou a Oficina que teve com profissionais do IFRN: "Esse encontro foi bom para a gente ter mais conhecimento desse Programa do PNAE e até de programas de compra direta mesmo. Valeu muito a pena a troca de informações, e as informações com as nutricionistas, que temos a aproveitar.", relata Antônio.

Antônio viu na Oficina uma possibilidade de ampliação de sua produção, não descartando a possibilidade de se tornar um fornecedor de alimentação escolar ao IFRN. “A gente como agricultor familiar às vezes não produz mais porque não tem aonde comercializar, ‘né?’, mas a gente está vendo aqui que é uma oportunidade de a gente produzir ainda mais e concorrer”, detalha o agricultor familiar.

Segundo uma das nutricionistas do IFRN, Vanessa Medeiros, as oficina estão atingindo os objetivos: "A gente está podendo conhecer melhor os agricultores, o que eles têm para fornecer, o que fornecem, possibilitando abranger o número de produtos que utilizamos na merenda escolar advindos da agricultura familiar, além do que eles têm a oportunidade de conhecer o Programa, porque alguns não conhecem, não sabiam que podem fornecer ao IF. Aqui, eles tiram as dúvidas dúvidas sobre documentação vão precisar, de quanto eles vão poder fornecer", detalha a nutricionista.

Vanessa relata ainda que as oficinas trazem benefícios bilaterais: "É uma troca de informação onde há benefícios para o IFRN e para o agricultor. Estamos gostando bastante dos produtos que eles estão trazendo para degustação. Esses encontros possibilitam fortalecer a agricultura familiar local de maneira que eles possam fornecer para a gente. E, em última instância, a gente acaba melhorando até a qualidade da alimentação fornecida aos alunos, porque as frutas tem menos agrotóxicos, entre outros benefícios", comenta a nutricionista.

O IFRN é consumidor da Agricultura Familiar não só pelo PNAE, mas também pelo Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra Institucional (PAA-CI). Assim, o evento visa promover conhecimento sobre como são realizados os processos de produção de alimentos para a elaboração dos cardápios oferecidos aos alunos e realização das Chamadas Públicas para a sua aquisição.

Ontem (12), foi a vez do Campus Ipanguaçu e, hoje (13), a equipe encontra-se no Campus Currais Novos.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
08/06/2018: Oficina com agricultores familiares acontece nesta segunda-feira (11).
28/05/2017: IFRN realiza evento que promove encontro com agricultores familiares.