Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

METEOROLOGIA

Campus Pau dos Ferros do IFRN instala estação meteorológica

Além de emitir informações atualizadas diariamente, equipamento apresenta utilidade para estudos e pesquisas

Publicada em 10/01/2022 Atualizada há 1 ano

Estação conta com equipamento externo, localizado na praça, e interno, através de painel exposto na recepção.

Período chuvoso é uma dádiva para o sertanejo. Muitos vibram com os volumes de chuvas que abastecem reservatórios no Semiárido da região, não somente através do que se observa e sente, como também através da análise de dados dos índices pluviométricos das precipitações, comumente obtidos através de uma estação meteorológica, equipamento recém-adquirido pelo IFRN em Pau dos Ferros.


A estação é composta de duas partes/equipamentos. A primeira dela está localizada em uma das extremidades da praça do Campus, sendo constituída de um aparato que aglomera sensor de temperatura, umidade, além de  pluviômetro. Já o painel digital, que exibe os dados coletados pela estação, está disponível na recepção, no armário de troféus com vista transparente.


Segundo Alriberto Germano, Coordenador de Laboratórios, a estação traz dados como temperatura interna e externa, previsão de tempo, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento e pluviometria. “Aqui no Campus, configuramos a visualização da pluviometria das últimas 24 horas”, detalha Alriberto técnico de laboratórios na área de ciências.


Utilidade acadêmico-científica
Além da utilidade dos dados, o equipamento apresenta-se como subsídio para estudos e pesquisas, já que a estação compila e exibe dados diversas variáveis da atmosfera local.


Instalada no final do ano passado, a estação funciona ininterruptamente e está sob comando da Coordenação de Laboratórios (Colab). Informações e dúvidas podem ser tratadas através do e-mail colab.pf@ifrn.edu.br . Ao final de cada mês, a Colab coletará dados para geração de relatórios.

Serviço:

Estação meteorológica;
Funcionamento: 24horas por dia, 7 dias por semana;
Localização: base na praça do Campus, com painel localizado no armário dos troféus na recepção.