X FIPED

Campus Pau dos Ferros do IFRN é parceiro na realização do Fórum Internacional de Pedagogia

Evento já recebe propostas de trabalhos e acontece em novembro

Publicada em 11/09/2018 Atualizada há 1 ano

10ª edição do evento envolverá os países como Brasil, Portugal, México, Cabo Verde e Chile.

Após 10 anos, a Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), anuncia novamente a cidade de Pau dos Ferros como sede do Fórum Internacional de Pedagogia, o FIPED.

O evento será realizado no período de 27 a 30 de novembro, no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com o IFRN, Ufersa e a Faculdade Evolução (unidades de Pau dos Ferros).

Assumindo uma dimensão intercontinental na produção do conhecimento na graduação e com capacidade de inserção internacional, o FIPED agrega pesquisadores de diferentes núcleos de pesquisa do mundo, comprometidos com o debate sobre o ato de educar e com trocas de experiências sobre a pesquisa, de modo a contemplar as diversas áreas científicas comprometidas com a pedagogia como processo educativo, no âmbito da formação dos estudantes de graduação.

Na edição comemorativa aos 10 anos, o evento traz como temário: “10 Anos de FIPED/AINPGP: Pesquisa, Memória e Internacionalização”, e reforçando o seu compromisso com o estímulo à pesquisa na graduação e o fortalecimento da pós-graduação, bem como a difusão de sua interiorização e internacionalização, como ações que se complementam, e tendo em vista o papel integrador do Fórum como rede de conhecimento.

Destaques da 10ª edição
O FIPED promoverá uma série de atividades como grupos de trabalhos, oficinas, atividades artísticas e culturais, apresentações de trabalhos científicos, mesa interncontinental, mesa-redonda. Nesta edição, o Fórum envolverá os países: Brasil, Portugal, México, Cabo Verde e Chile.

O Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED) constitui um espaço de comunicação, produção e democratização dos conhecimentos científicos produzidos na área da pesquisa na graduação. Promovido pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), o FIPED visa estimular a produção e compartilhamento da produção científica entre profissionais da educação.

Link para acesso às inscrições, prazos para submissões, informações sobre logísticas, entre outras, podem ser consultadas na página da AINPGP/FIPED:

REALIZAÇÃO E PATROCÍNIO
O Fiped é realizado pela Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), Campus Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Campus Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (Facep). Como patrocinadores, o evento conta com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern).

HISTÓRICO DO FIPED
Criado em 2008, na UERN, em Pau dos Ferros, o FIPED tornou-se um evento itinerante no Brasil e no exterior, promovido em três frentes diferentes, nomeadas de seções: FIPED-Brasil; FIPED-Exterior (fora do eixo Brasil – Portugal);  FIPED-Portugal. O FIPED-Brasil já percorreu nove estados, nessa ordem: Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Ceará (CE), Piauí (PI), Bahia (BA), Rio Grande do Sul (RS), Amazonas (AM), Maranhão (MA) e Pará (PA). O FIPED-Exterior percorreu sete países: Portugal (2009) que, após a realização dessa edição, criou o seu FIPED-Portugal; Costa Rica (2010); México (2011); Honduras (2013); Cabo Verde (2015) e Chile (previsto para 2018). Já a seção do FIPED-Portugal realizou sete edições, todas elas na Universidade de Açores (UAC).