PANDEMIA

Campus Pau dos Ferros cria o “Comitê Local de Enfrentamento à Covid-19”

Grupo atua estrategicamente com planejamento e ações de combate ao novo Coronavírus

Publicada em 10/07/2020 Atualizada há 1 ano

Comitê trabalha com diretrizes para a estruturação da rotina institucional para o momento atual e para o futuro.

Atento à dinamicidade do cenário epidemiológico causado pela pandemia do novo Coronavírus, o Campus Pau dos Ferros também implantou o Comitê Local de Enfrentamento à Covid-19.

Alinhado ao Comitê sistêmico do IFRN, e respeitando as particularidades locais, o Comitê do Campus Pau dos Ferros tem como atribuições: elaborar estratégias internas de enfrentamento do surto do novo coronavírus; subsidiar os gestores da Instituição quanto à tomada de decisões; mapear possíveis casos do novo coronavírus entre estudantes e servidores, bem como fornecer orientações e acompanhar a evolução dos quadros; reunir a emissão de informações acerca do tema na Instituição.

Sob presidência do Professor Gabriel Pereira de Oliveira, e secretaria de Jalon Barbosa de Medeiros, o Comitê local possui 22 integrantes distribuídos em três eixos de trabalho:

1) Estrutura e Higiene;
2) Ensino e Aprendizagem;
3) Comunicação.

Atento às recomendações de autoridades sanitárias como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap); e alinhado ao Ministério da Educação (MEC), CONIF e Comitê Sistêmico do IFRN, o Comitê local vem trabalhando desde maio através de uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, com representações de discente, docente e de técnicos-administrativos.

COMITÊ EM AÇÃO

Um dos trabalhos que está em andamento é a produção do Plano de Contingência Local, alinhado ao Plano sistêmico do IFRN. O Plano trata-se de um documento que dará suporte à gestão e norteará toda a comunidade acadêmica para as atividades de planejamento e execução das ações de enfrentamento à pandemia, inclusive quando retorno das aulas for autorizado pelas autoridades sanitárias.

Mesmo ainda sem data definida para retorno às atividades acadêmicas presenciais, o grupo já trabalha com o levantamento das necessidades físicas e informacionais que farão parte do retorno.

Segundo a técnica Joyce Kelly da Silva Matias, Diretora de Gestão da Unidade Industrial-Escola, e integrante do Comitê, o grupo está realizando um minucioso dimensionamento que contempla aquisição e produção de equipamentos e produtos de higiene, realização de obras/adaptações prediais, novas estratégias de ensino e aprendizagem e até o trabalho de comunicação e relacionamentos para a nova realidade.

O Comitê local foi criado através da Portaria Nº 153/2020 e recomposto pela Portaria Nº 183/2020, da Direção Geral do Campus Pau dos Ferros. Quem desejar, contato direto com a equipe do Comitê, pode procedê-lo através do e-mail: comitecovid19.pf@ifrn.edu.br  . O público pode acompanhar o trabalho do Comitê Local e suas publicações na seção “Comitê Covid-19”, localizado no menu à esquerda da página do Campus.

Acesse:

Página do Comitê Covid-19 do Campus Pau dos Ferros