Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ANIVERSÁRIO

Campus Pau dos Ferros completa sete anos de atuação no Alto Oeste potiguar

Unidade integra a rede federal de educação profissional, científica e Tecnológica. IFRN chega ao seu 107º aniversário

Publicada em 23/09/2016 Atualizada há 1 ano

Campus Pau dos Ferros é um dos mais de 20 espalhados pelo Estado do Rio Grande do Norte

Hoje, 23 de setembro, o Campus Pau dos Ferros do IFRN completa 7 anos de aniversário.


Desde que foi criado, em 2009, o Campus já formou centenas de estudantes, entre profissionais do ensino técnico e superior.  Atualmente, oferta os cursos técnicos em Alimentos, Apicultura e Informática, além dos cursos superiores de Licenciatura Plena em Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. No âmbito da pós-graduação, o Campus ainda oferta o Mestrado Acadêmico em Ensino, através de parceria entre os campi da Ufersa e UERN, em Pau dos Ferros.


O Campus objetiva educar no âmbito científico, técnico e humanístico, visando à formação integral do profissional-cidadão crítico-reflexivo, competente técnica e eticamente para atuar no mundo do trabalho a partir de um compromisso efetivo com as transformações sociais, políticas e culturais.


A unidade conta com mais de 120 servidores, entre docentes e técnicos-administrativos, mais de 20 servidores terceirizados, além de aproximadamente 1.000 alunos.  Além do ensino de qualidade, o Campus ainda conta com projetos de pesquisa e extensão, atendendo e articulando-se também à comunidade externa, como Pronatec, Programa Mulheres Mil, atividades acadêmicas, esportivas e culturais.


Inaugurado em 2009, o Campus integra a II Fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação, iniciada em 2007. O Campus do IFRN em Pau dos Ferros está instalado no sertão do Alto Oeste potiguar, localizado a cerca de 430km de Natal, circuncidando mais de de 30 cidades, abrangendo o RN e estados vizinhos.


COMEMORAÇÃO
Para celebrar o 7º aniversário o Campus promoveu na manhã de hoje (23), um Show de MPB. A apresentação aconteceu no Auditório Ariano Suassuna, contado com a presença de alunos e servidores. Antes do Show, a Professora Antonia Silva, representando o grupo gestor do Campus, parabenizou a todos, reconhecendo a importância do Campus e do IFRN para a educação do Alto Oeste potiguar e para o país.


INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UMA INSTITUIÇÃO CENTENÁRIA

Juntamente com o Campus Pau dos Ferros, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), completa, também hoje, 107 anos. As primeiras escolas dos Institutos Federais eram chamadas de Escolas de Aprendizes Artífices e foram criadas na República Velha.

Com cursos de média e longa duração, o IFRN alcança a marca de 31.560 estudantes regularmente matriculados nas áreas de Controle e Processos Industriais, de Desenvolvimento Educacional e Social, de Gestão e Negócios, de Informação e Comunicação, de Infraestrutura, de Produção Alimentícia, de Produção Cultural e Design, de Turismo, Hospitalidade e Lazer, de Produção Industrial e de Recursos Naturais, totalizando 131 cursos oferecidos.

Para atender seus públicos, o Instituto conta com o efetivo de 1.813 docentes e 1.333 técnicos administrativos (TAE’s), além de estagiários, bolsistas e trabalhadores das empresas de serviço terceirizado.