Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

FACE SHIELD

Campus Pau dos Ferros avança e já produz mais de 200 protetores faciais

Equipamentos são doados a instituições com profissionais de saúde e segurança de vários municípios no combate à Covid-19

Publicada em 20/05/2020 Atualizada há 1 ano

Várias instituições com profissionais da saúde e segurança no combate à pandemia da Covid-19 já receberam doações dos equipamentos.

Desde março, quando foi decretada suspensão das atividades presenciais em todo o IFRN em virtude da pandemia da Covid-19, o Campus Pau dos Ferros vem realizando variadas ações de responsabilidade social, sendo uma delas a produção de protetores faciais (face shield).


As primeiras unidades começaram a ser produzidas ainda em março, através da impressora 3D do Campus. A ação conta com o apoio do Campus Pau dos Ferros da UERN, que doou as telas de acetato, uma das partes integrantes dos protetores. Equipamento de bastante utilidade no atual cenário, o protetor facial (face shield) contribui para a proteção do profissional e do paciente no que diz respeito à contaminação por respingos líquidos e aerossóis.


Segundo o Professor Elenilson Veira, um dos servidores envolvidos na produção,a demanda já ultrapassa mais de 200 unidades de protetores faciais. A produção continua em laboratórios do Campus e segue a todo vapor. ''As mais recentes unidades estão sendo produzidas para o Hospital Regional de Pau dos Ferros e devem ser finalizadas até o final desta semana'', detalha o Professor.


Das instituições beneficiadas estão o Hospital Regional de Pau dos Ferros, Hospital do Centenário, SAMU, Corpo de Bombeiros, Complexo Prisional, Hemocentro, Centro de Reabilitação Infantil, Centros de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS).


Entre os municípios que estão recebendo os protetores estão: Pau dos Ferros, Encanto, Doutor Severiano, Água Nova, Francisco Dantas, Rafael Fernandes, São Miguel, Natal, Luís Gomes, Tenente Ananias, Major Sales, Caraúbas, Patú, José da Penha, Marcelino Vieira, Alexandria, Pilões, Taboleiro Grande, Coronel João Pessoa, Portalegre, Riacho da Cruz, Martins.


Uma página foi criada no portal do Campus e está disponível na seção destaques (canto superior direito) contendo orientações sobre os protetores faciais, como substituir o acetato, pesquisa de satisfação e contato. Acesse:

Protetores facial (face shield) produzido no IFRN em Pau dos Ferros


Toda a produção está sendo doada a instituições de saúde e segurança, cujos profissionais atuam na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19. A venda do equipamento é proibida. Para solicitação de protetores faciais, a Instituição deve entrar em contato conosco através do e-mail ctinf.pf@ifrn.edu.br , da Coordenação do Curso Técnico em Informática.


RESPONSABILIDADE SOCIAL


Nas notícias de nosso portal, já foram divulgadas várias ações de responsabilidade social que vem sendo desenvolvidas pelo Campus e servidores:

Produção de face shields com apoio inicial da UERN e Ufersa (unidades de Pau dos Ferros)
Doação de alimentos ao Hospital Regional de Pau dos Ferros;
Doação de EPis e materiais descartáveis ao Hospital, Complexo Prisional e SAMU;
Com recursos próprios, servidores do Campus compram cestas básicas para famílias carentes. Supermercado Atacarejo junta-se à ação solidária.
Campus doa kit de alimentação a seus estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.