Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MÚSICA

Campus Pau dos Ferros abre turma para o curso de "Iniciação ao Piano"

Inscrições têm início na segunda-feira, 18/4. Ação é ofertada em parceria com a Escola de Música UFRN

Publicada em 14/04/2022 Atualizada há 1 ano

Parte presencial do curso funcionará no IFRN em Pau dos Ferros.

O Campus Pau dos Ferros do IFRN, através do Núcleo de Arte (NUARTE), abre a sua primeira turma do curso "Iniciação ao Piano", uma oferta através de parceria com a Escola de Música (EMUFRN) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


O curso é gratuito e tem como público-alvo jovens na faixa etária de 14 a 26 anos. O número de vagas é limitado a 16 participantes.


As inscrições acontecem no período de 18 a 25 de abril, via internet, mediante preenchimento de formulário eletrônico. A seleção e preenchimento das vagas se darão pela ordem de inscrição. O resultado com os (as) selecionados (as) deverá ser publicado no dia 27de abril.   


Segundo Gleison Costa, Professor de Música no IFRN em Pau dos Ferros, o curso será desenvolvido a distância, com a combinação de dispositivos para trabalho síncrono (ao vivo) e assíncrono (gravado), através da plataforma EMUFRN On-line (ead.musica.ufrn.br) e de softwares de webconferência como mediadores que poderão proporcionar um ambiente educativo e participativo.    


Encontros
As aulas síncronas acontecerão nas quarta-feiras à tarde ou na quinta-feira pela manhã. Caso o(a) estudante tenha duas faltas consecutivas a sua vaga será cedida ao próximo(a) candidato(a) em lista de espera.    


Teoria e prática   
Além da teoria, o curso contará com aulas práticas, cujos encontros síncronos funcionarão na Sala de Música do IFRN em Pau dos Ferros. O programa do curso articulará tarefas práticas ao instrumento, de apreciação musical e de teoria musical, estimulando a articulação de conteúdos em atividades que favoreçam a criatividade e o desenvolvimento técnico-musical. "Abordaremos o modelo C(L)A(S)P proposto pelo educador musical Keith Swanwick, no qual são trabalhados parâmetros como técnica, execução, composição, literatura, apreciação", detalha a Professora Joana, da UFRN, ao mencionar um dos fundamentos teóricos da proposta do curso.   


Reunião e início das aulas   
Os (as) selecionados (as) participarão de uma reunião on-line no dia 30 de abril com os professores com o objetivo de apresentação do curso. O início das aulas está previsto para o dia 4 ou 5 de maio de 2022.   


Além da Professora Joana, o curso conta com os docentes Manoel (piano) e Júlio (teoria musical). Ao final do curso, será concedido certificado a quem concluir a frequência mínima estabelecida do curso. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail joana.holanda@ufrn.br  , da  Professora Joana.


Acesse:

Formulário de inscrição (disponível de 18 a 25/04/2022).