Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Campus Pau dos Ferros abre cadastro para curso de produção em saboaria artesanal

Capacitação gratuita é extensiva à comunidade

Publicada em 07/10/2021 Atualizada há 1 ano

Curso contará com momentos teóricos e práticos.

O Semiárido possui um potencial de desenvolvimento maior do que muitos imaginam. Um olhar atento à Região da Caatinga nos permite vislumbrar um universo de possibilidades que podem fomentar desenvolvimento, inclusive no tocante à geração de emprego e renda através de atividades de manufatura com o uso de seus recursos naturais. Pensando nisso, um projeto de extensão do Campus Pau dos Ferros do IFRN pretende chegar à comunidade externa através da oferta de oficinas gratuitas de capacitação sobre produção de saboaria artesanal.


Coordenado pela Professora Me. Luciene Xavier de Mesquita Carvalho, o projeto intitulado “Saboaria Artesanal: Produtos aromáticos, pré-banho e pós-banho, agregando conhecimento e valor aos produtos apícolas e as plantas medicinais da caatinga” - APIBLOOM - pretende capacitar gratuitamente homens e mulheres de Pau dos Ferros e região.


O projeto trabalhará com a produção de uma variedade de sabonetes cujas matérias primas naturais são encontradas na região. “As oficinas ofertadas no projeto possibilitarão qualificação profissional na área de fabricação de sabonetes glicerinados envolvendo própolis, pólen, ervas medicinais, sabonetes temáticos, de acordo com período do ano, em barra, liquido, entre outros”, detalha Luciene.


O curso acontecerá por meio de 10 encontros com oficinas teóricas e práticas, em formato remoto, destinadas ao público interno e externo, abrindo possibilidades para autonomia e oportunidade de renda. “A nossa intenção é que as pessoas, sejam da zona rural ou urbana, possam produzir e vender seus artigos oriundos da saboaria, enriquecidos com plantas medicinais e produtos apícolas”, comenta Luciene.


Requisitos e cadastro:
O Projeto por meio de oficinas teóricas e práticas. O curso é  aberto a homens e mulheres de Pau dos Ferros e Região. Entre os requisitos para participação, estão:

1) Possuir idade mínima de 16 anos;
2) Ter disponibilidade para estudar um dia por semana à noite;
3) Enquadrar-se no perfil de estarem ligados direta ou indiretamente com a apicultura.

Para participar, é preciso efetuar um cadastro, que deve ser providenciado via internet, no período de 7 a 16/10/2021, mediante preenchimento de formulário eletrônico. A o final do curso, os (as) concluintes receberão certificado. Dúvidas podem ser esclarecidas através dos e-mails: luciene.mesquita@ifrnr.edu.br (Professora Coordenadora) ou coex.pf@ifrn.edu.br (Coordenação de Extensão do Campus).


Live Apibloom
Uma live de apresentação do Projeto será transmitida nesta quinta-feira (14), às 10h, através do Instagram Campus Pau dos Ferros. Detalhes e novidades sobre o curso serão socializados através do perfil no Instagram @apibloom, cujo conteúdo e publicações são de responsabilidade da equipe do Projeto.


Acesse:

Cadastro no curso de Saboaria Artesanal

Instagram "IFRN Pau dos Ferros"    (transmitirá a live às 16h do dia 08/10/2021).

Instagram do Projeto


SOBRE O PROJETO
O Projeto foi aprovado em seleção via Edital Nº. 04/2021 da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN, que trata do Programa de Apoio aos Núcleos Núcleos de Extensão e Prática Profissional (NEPP).


::: CONTEÚDO RELACIONADO:
11/08/2021:Campus tem quatro projetos aprovados em seleções da Pró-Reitoria de Extensão.