Formação de Professores
Campus Pau dos Ferros abre 30 vagas para curso superior de 2ª Licenciatura em Educação Escolar Quilombola
Inscrições acontecem de 10 a 17 de março de 2025
Publicada por Francisco Franca em 06/03/2025 ― Atualizada em 7 de Março de 2025 às 13:04
A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN, a PROEN, publicou nesta quinta-feira, 6, o edital nº 11/2025-PROEN/RE/IFRN, que regulamenta o processo seletivo para ingresso no curso superior presencial de Segunda Licenciatura em Educação Escolar Quilombola.
Ofertado via convênio com o Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR Equidade), o edital disponibiliza 30 vagas no Campus Pau dos Ferros, cujas aulas acontecerão nas sextas-feiras nos turnos vespertino e noturno e aos sábados no turno matutino. Das vagas, 22 são para ampla concorrência, 6 para pessoas autodeclaradas pretas, pardas indígenas ou quilombolas e duas para pessoas com deficiência.
Podem participar professores (as) da rede pública de educação básica e das redes comunitárias de formação por alternância, com experiência em comunidades quilombolas e diploma de licenciatura reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas via internet, mediante preenchimento de formulário eletrônico no site http://processoseletivo.ifrn.edu.br . O prazo de inscrição inicia às 14h do dia 10/03 e encerra às 23h59 do dia 17/03/2025.
No âmbito do PARFOR Equidade, os cursistas que se enquadrem em ao menos uma das seguintes categorias farão jus ao recebimento de bolsa mensal no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) durante o período de vigência do curso:
a) Professores autodeclarados indígenas, pretos, pardos ou quilombolas;
b) Professores pertencentes a populações do campo;
c) Pessoas surdas ou do público-alvo da educação especial
O preenchimento das vagas será realizado via análise do currículo acadêmico, que levará em conta critérios estabelecidos no item 17 do edital, como exercício de docência, memorial descritivo, entre outros.
O curso visa capacitar professores licenciados que atuam em comunidades quilombolas, promovendo práticas pedagógicas voltadas para valorização dos saberes e culturas dessas comunidades. A graduação é ofertada em formato presencial, contando com uma carga horária total de 1.340 horas, com até 17,9% das atividades realizadas a distância para facilitar o acesso de professores-alunos em regiões remotas.
Dúvidas e informações adicionais ao edital podem ser obtidas por meio do e-mail processoseletivo@ifrn.edu.br ou ainda via WhatsApp (84) 4005-0781, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Segundo o cronograma do edital, o resultado final deverá ser publicado no dia 4 de abril. Já as aulas estão previstas para iniciar ainda em 2025.1, no dia 11 de abril de 2025.
Acesse: