Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PNLD

Campus inicia participação na edição 2021 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático

Primeira posição foi definida na Reunião Pedagógica desta quinta-feira (11)

Publicada em 16/03/2021 Atualizada há 1 ano

O FNDE é responsável pela operacionalização do PNLD.

Os livros e materiais didáticos são importantes instrumentos nos estudos e trabalhos de estudantes e professores (as). O  Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNDL) possibilita, periodicamente, que as obras vão sendo renovadas a fim de acompanhar as mudanças e atualizações. E nesse processo de renovação estão incluídos docentes e gestores escolares.


O Campus Pau dos Ferros, durante reunião pedagógica semanal, realizada na última quinta-feira (11) participou de sua primeira contribuição, cuja votação envolveu um colegiado formado pelo corpo docente, diretor acadêmico e diretor geral.


Entendendo como funciona a escolha das obras:
O processo de escolha das obras no PNLD 2021 se dá em 5 momentos (objetos), os quais 3 desses são reservados para a decisão da escolha de obras. No primeiro objeto, com prazo de 1 a 16 de março, se deu a escolha das obras de transição, que são propostas de livros didáticos para Projetos Integradores e Projeto de Vida. A próxima escolha será de livros didáticos por área de conhecimento e está prevista para ocorrer entre os meses de julho e agosto do corrente ano (objeto dois).


Conheça o detalhamento dos cinco objetos do edital:

OBJETOSTIPOLOGIA DAS OBRAS
Objeto 1
Obras de Projetos Integradores e de Projetos de Vida
Objeto 2
Obras por área de conhecimento - obras específicas
Objeto 3
Obras de formação continuada
Objeto 4
Recursos educacionais digitais
Objeto 5
Obras literárias



O Diretor Acadêmico do Campus, Radyfran Nacimento de França, comenta sobre mudanças na atual edição do Programa: “A edição do PNLD 2021 está buscando um processo mais democrático e transparente, tendo como norma de conduta às escolas participantes a responsabilidade em divulgar, em local público, a Ata da Escolha e o Comprovante de Registro da Escolha”, detalha do Diretor.


Acesse a ata da reunião e como ficou a adesão ao objeto 1 a partir de avaliação conjunta pautada na realidade de necessidades do Campus:

Ata de Escolha

Comprovante de Escolha



Sobre:
O PNLD é uma política pública executada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação (MEC) destinado a avaliar e disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias de forma sistemática, regular e gratuita. O Programa conta com três ciclos, envolvendo avaliação, escolha e distribuição.

O Programa compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do País.