MOMENTO ÚNICO

Campus comemora Formatura de novos (as) técnicos (as) em Alimentos, Apicultura e Informática

Cerimônia aconteceu na noite da última sexta-feira, 3/6

Publicada em 10/06/2022 Atualizada há 1 ano

Declarados técnicos e encerrada a cerimônia, formandos comemoram jogam o capelo ao alto. Foto: Jalon Medeiros.

Uma única e memorável! Na última sexta-feira, 3 de junho, o Campus Pau dos Ferros do IFRN teve a honra de realizar a Solenidade de Formatura de concluintes de 2021 de seis turmas distribuídas nos cursos técnicos de nível médio integrados em Alimentos, Apicultura e Informática.

Esta foi a primeira Formatura realizada em formato totalmente presencial desde o início da pandemia da Covid-19 em 2020, o que trouxe à tona o desejo acumulado de confraternizar e celebrar a conclusão de mais uma importante etapa na vida de mais de 180 estudantes que estavam aptos (as) à participação na Cerimônia.

A sessão solene de Formatura foi presidida pela Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Professora Dra. Antonia Francimar da Silva, e  contou com a presença de autoridades acadêmicas e civis, homenageados, formandos e padrinhos, além de familiares, amigos.

Pedro Vitor Marcelino do Nascimento foi um dos formandos que puderam estar presentes. À nossa reportagem, ele conta que ter sido aluno do Instituto foi uma das melhores experiências até então vividas: "Vivenciar o IF foi uma das melhores experiências que tive. O Instituto me transformou, e foi fundamental na minha formação como pessoa em sociedade. Foi um sonho realizado para mim e para minha família", detalha o novo técnico em Informática.

Formar-se no IFRN é um sonho não somente de jovens, como também de pais que desejam ver seus estudarem na Instituição que já possui mais de 100 anos no RN e mais de 10 anos em solo pauferrense. Desde 2009 já são milhares de profissionais cursos técnicos e superiores diplomados pelo Campus Pau dos Ferros. Convidamos participantes da Cerimônia para comentarem sobre a noite, incluindo pais dos estudantes.

DISCURSOS QUE EMOCIONAM

Educação é o que há de melhor

"Como mãe me sinto muito orgulhosa, é uma conquista não só dos filhos como dos pais.  A gente batalha, se esforça trabalhando pra dar o melhor pros filhos, e o melhor pros filhos é a educação. Quando chega esse momento, ver um ambiente bonito e bem preparado feito pra homenagear os nossos filhos, é algo muito gratificante."
Luiza de Marilac, comerciante de Pau dos Ferros e mãe de Maria Luiza Jales, nova técnica em Apicultura.

Mãe honrada
"Foi uma grande honra meu filho poder estudar nessa Instituição e estar aqui hoje acompanhando ao seu lado a conclusão dessa linda trajetória. Agradeço a Deus e a todos que fazem parte da Instituição por estar formando meu filho".
Veridiana Chaves, servidora pública de Rafael Fernandes/RN, mãe e madrinha de Vandeilson Chaves, novo técnico em Apicultura

Uma escola além de uma ótima estrutura física
Antônia Lucélia de Castro, de Pau dos Ferros (RN). Lucélia é professora e mãe de Lucas Eduardo de Castro Queiroz, novo técnico em Alimentos.

Com a palavra, o orador da Solenidade
"(..) Para entrar no IFRN é preciso, primeiro, sonhar. É preciso querer estar aqui. Viver a experiência de estudar aqui. Aprendemos a sonhar mais alto, a ir mais longe e a nunca desistir, porque isso aqui era o que nós sonhávamos e nos esforçamos para fazer acontecer. Ao olharmos para essas arquibancadas, também encontramos os olhares de quem sonhou junto com a gente, e que ansiaram esse momento de formatura junto conosco. (...)"
Moizés Henriques da Silva Almeida, orador da Solenidade, novo técnico em Informática.

Discurso com três lições
(...) E, claro, cumprimento também esta juventude em primavera que ora celebra a conclusão de curso, formandas e formandos, peças-chave de nossa Escola. (...) Alegria, liberdade, amor (...) São esses, portanto, os três votos que a vocês dirijo nesta noite de celebração: que sejam felizes, que sejam livres e que amem. (...) A cada um de vocês, saúde de corpo, saúde de mente, saúde de alma.
Dr. Felipe Morais de Melo, Professor e Paraninfo Geral da Solenidade.

Mensagem  do Diretor Geral
"(...) Desejamos sucesso a todos vocês. Continuem estudando, se capacitando, persistindo. Isso fez com que vocês chegassem até aqui e fará com que possam ir além. Além da formação técnica aqui obtida, levem valores como a ética e humanidade aqui também repassados. Eles são importantes diferenciais que lhes trarão destaques no mundo do trabalho. (...)"
Dr. Emanuel Neto Alves de Oliveira, Professor e Diretor Geral do Campus Pau dos Ferros.

Instituição referência em qualidade
"(...) Sou totalmente orgulhosa por fazer parte dessa Instituição, que é referência em qualidade (...) Essa Instituição tem sua importância na vida de todos nós. (...) Muito obrigado pelo carinho, pelas marcas e juventude que vocês vivenciaram com nós durante esses quatro anos, e desejo que sejam muito felizes naquele caminho que escolherem para si. (...)"
Drª Antonia Francimar da Silva, Professora e Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN, ex-diretora geral do Campus Pau dos Ferros.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
25/05/2022: Formatura das turma de cursos técnicos acontece no dia 3 de junho.
20/05/2022:
Divulgada relação de estudantes selecionados para monitoria voluntária da Colação de Grau e Formatura.
19/05/2022:Comunicação convoca formandos de 2021 para reunião e ensaio geral da Colação de Grau e Formatura.