Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

Autoavaliação institucional deve ser respondida até esta quarta-feira (6)

Estudantes e servidores devem acessar o Suap e registrar suas avaliações

Publicada em 05/01/2021 Atualizada há 12 meses

Questionário inclui, entre outros pontos, avaliação do Ensino Remoto Emergencial.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFRN encerra nesta quarta-feira (6) o período de respostas ao questionário referente à última etapa do processo de autoavaliação institucional 2020. O documento deve ser respondido através do Suap por estudantes e servidores.


Devido ao contexto da pandemia, do distanciamento social, do teletrabalho e das aulas virtuais, o instrumento de avaliação passou por modificações neste ano, mas a estrutura foi mantida em sua essência. O questionário se baseia na lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e demais legislações relacionadas. São questionados o planejamento, gestão, cumprimento da função social e uma série de questões relacionadas à implementação do Ensino Remoto Emergencial e às ações institucionais frente às demandas trazidas pela pandemia. Diante desses novos desafios, a participação da comunidade escolar (servidores e estudantes) torna-se cada vez mais necessária no reconhecimento das políticas exitosas, na correção de rumos e na proposição de novas ações.


Estrutura

A maioria das questões é composta por afirmações com as quais você pode concordar, concordar parcialmente (quando concorda mais que discorda), discordar parcialmente (quando discorda mais que concorda), discordar ou não ter conhecimento para responder (opção desconheço). Algumas apresentam estrutura de resposta específica, sobretudo na análise da oferta do Ensino Remoto Emergencial. Certas questões mais densas possuem notas informativas adicionais sobre a terminologia utilizada. Nos espaços destinados às sugestões, críticas ou elogios, sendo livre para expor o que considerar oportuno de forma anônima e de maneira propositiva.


Mais informações sobre o processo de autoavaliação poderão ser obtidas no perfil oficial da CPA no Instagram (@cpa_ifrn), onde uma série de publicações explica a importância da atividade. A CPA conta com a participação de toda a comunidade acadêmica, para que ter um retrato cada vez mais fiel das ações que precisam ser mantidas, por seus resultados positivos, das ações que precisam ser corrigidas, por não terem alcançado os objetivos planejados, e de novas ações que precisam ser implementadas de forma a garantir que o IFRN continue cumprindo sua função social de fornecer uma formação integrada, socialmente referenciada, gratuita e de qualidade elevada.


::: CONTEÚDO RELACIONADO:

11/12/2020: IFRN inicia processo de autoavaliação institucional.