Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SAÚDE DO SERVIDOR

Atestado Web: ferramenta centraliza envio de atestados

Coass disponibilizou tutoriais, no celular ou computador, para uso da ferramenta

Publicada em 08/07/2021 Atualizada há 1 ano

Plataforma pertence ao Ministério da Economia.

A Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass) iniciou uma campanha institucional em que reforça junto às servidoras e servidores mais uma inovação tecnológica a qual o IFRN tomou parte: o envio de atestados médicos e odontológicos para o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde (Siass) via módulo Atestados Web, online.


Seja pelo Sistema de Gestão de Acesso (Sigac) ou, se pelo smartphone, através do aplicativo SouGov.br, docentes e técnicos-administrativos devem usar a ferramenta e, em até cinco dias corridos (a partir da data inicial), enviar o atestado pelo módulo.


Augusto Souza, da Coass, alerta que, caso esse tempo seja ultrapassado, a servidora ou servidor não conseguirá enviar o atestado pela ferramenta. “É de responsabilidade do servidor manter sob a sua guarda os documentos originais, enviados por meio do novo sistema, pois a Unidade SIASS do Campus solicitará sua apresentação em caso da necessidade de perícia oficial. O servidor deverá informar a chefia imediata sobre sua licença e aguardar o agendamento da perícia [quando for o caso], que se dará na própria ferramenta Atestado Web”, esclareceu Augusto.


Passo a passo

Para enviar os atestados pelo smartphone, é necessário instalar o aplicativo SouGov.br, disponível gratuitamente para Android e iOS. Pelo computador, é necessário o acesso e login ao Sigac. A Coordenação disponibilizou (AQUI e AQUI) tutoriais com o passo a passo para envio de atestados pelo celular ou pelo navegador do computador.


Augusto ainda esclareceu o processo de recepção e validação dos atestados:

  1. Após submeter o documento pelo Atestado Web, a unidade SIASS ficará responsável por analisar os dados e aceitar ou reprovar o atestado;
  2. Os atestados que não necessitarem de perícia poderão ser homologados automaticamente pelo Atestado Web, desde que estejam legíveis e possuam todos os requisitos necessários, ou serão homologados pelo setor administrativo do SIASS;
  3. O atestado também deverá ser enviado por meio da referida funcionalidade no prazo de até cinco dias corridos do início do afastamento do servidor, sob pena de não ser aceito pela nova ferramenta;
  4. Caso se trate de atestado que exija a realização de perícia, o sistema o encaminhará para a unidade SIASS e, após o agendamento, o servidor será notificado sobre a necessidade da perícia oficial para sua homologação e com a data do agendamento.


Segundo orientações da Coass, não serão aceitos atestados entregues fora do prazo legal. A não apresentação no prazo estabelecido, salvo por motivo justificado, caracterizará falta ao serviço, nos termos do Art. 44, inciso I, da Lei nº 8.112/90. Assim, diz a Coordenação, para evitar uma possível reprovação do atestado, é muito importante o envio de uma foto com qualidade e conferir se todos os dados estão preenchidos corretamente.


Mais informações? Dúvidas? A Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor atende pelo saudeservidor@ifrn.edu.br.

Acesse:

Orientações da Coass para envio de atestados médicos e odontológicos

Tutorial com passo a passo para envio de atestados pelo celular

Tutorial com passo a passo para envio de atestados pelo navegador do computador



::: CONTEÚDO RELACIONADO:

27/05/2021: Ferramenta virtual agiliza envio de atestados.