Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERCÂMBIO

Apicultores e técnicos do Ceará visitam o Campus Pau dos Ferros do IFRN

Visitação aconteceu ontem e hoje (18 e 19)

Publicada em 19/11/2014 Atualizada há 1 ano

Grupo em laboratório, durante prática de produção de sabonetes com mel e própolis. Foto: Vicente Gabriel

Dezenas de apicultores e técnicos de diversas regiões do Estado do Ceará (Centro Sul, Sobral etc) visitaram ontem e hoje (18 e 19/11), as o Campus Pau dos Ferros do IFRN.


A visita ao Campus fez parte de viagem do grupo ao Oeste do Rio Grande do Norte. Na ocasião, os cearenses conheceram a estrutura do Campus, a Unidade de Extração de Produtos Apícolas - UEPA (Casa do Mel) e o Curso Técnico em Alimentos.


O grupo ainda participou de "Oficina de Sabonetes", ministrada pela Professora Luciene Mesquita, com o apoio dos alunos monitores Everton Jales e Bismark Moreira. Segundo a professora Luciene, a "atividade serviu como uma prática a mais que se pode agregar valor à apicultura". Os sabonetes fabricados têm em sua composição mel e própolis.


Segundo um dos responsáveis pela visita, Marcelo Viana, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, "a ideia do intercâmbio é conhecer as experiências aqui no Rio Grande do Norte, principalmente aqui na Região do Oeste, na área de Apicultura, desde a estrutura, extração do mel e beneficiamento, a Casa do Mel, padrões dos serviços de inspeção federal, como também o entreposto. É interessante esse contato com outros estados. Inclusive, com os nossos colegas, identificamos que a estrutura daqui é mais recente."


O grupo recebeu acompanhamento dos professores do Curso Técnico em Alimentos, Luciene Mesquista (Coordenadora do Curso), Abreu Neto e Joseanny Maia.