Você está aqui: Página Inicial / Campi / Pau dos Ferros / Notícias / Alunos participam de Projeto "Ensino de Física voltado para Irrigação de frutos e hortaliças"
EXTENSÃO

Alunos participam de Projeto "Ensino de Física voltado para Irrigação de frutos e hortaliças"

30/11/2015 - Grupo tem aulas teóricas e experimentos práticos

Alunos participam de Projeto "Ensino de Física voltado para Irrigação de frutos e hortaliças"

Alunos durante atividades do Projeto. Foto: cedida.

Alunos do Campus Pau dos Ferros do IFRN estão incrementando o seu aprendizado no ensino da física. Um grupo de alunos, orientado pelo Prof. de Física, Luiz Paulo, participam do Projeto de Extensão "Ensino de Física voltado para Irrigação de frutos e hortaliças".


Segundo o docente orientador, o Projeto tem como objetivo ensinara Física através da Aprendizagem Significativa e, a partir desta, perspectiva, construir materiais de irrigação de baixo custo para frutos e hortaliças. "Isso ainda traz junto o intuito de economizar água e energia", relata o Prof. Luiz.


Dentre as atividades, os alunos têm aulas teóricas, debates em grupos, aulas experimentais e teste de equipamentos de gotejamento. Os trabalhos ainda envolvem a construção de material de irrigação e implantação.


Novas etapas serão desenvolvidas nos próximos meses. A divulgação dos resultados do Projeto será feita pelos alunos participantes, através de palestras e oficinas para os alunos do ensino fundamental II das escolas públicas municipais e estaduais da região e à grupos voltados à agricultura familiar.


O PROJETO
O Projeto pretende trabalhar numa perspectiva de teoria/aplicação e ensino/aprendizagem da Física em situações do cotidiano, mais especificamente com alunos de nível médio-técnico em Alimentos, que estudam o terceiro ano do curso no IFRN, residentes na cidade de Pau dos Ferro. A aprendizagem da Física hidrostática será estudada e aplicada no cultivo de frutos e hortaliças, trazendo reais significados e valores como propõe a teoria de aprendizagem de Ausubel (1982).

Ações do documento

Página em carregamento