Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

TECNOLOGIA EM COLMEIAS

Alunos e professor do Campus Pau dos Ferros embarcam rumo ao México

Acadêmicos apresentarão projeto no "Infomatrix Latino America / Proyecto Multimedia", em Guadalajara

Publicada em 16/04/2016 Atualizada há 1 ano

Hawllysson, Bonfim e Moisés, no Aeroporto de Recife (PE), na tarde de hoje, antes do embarque. Foto: cedida.

Os alunos Hawllysson Gardel e Moisés Freitas, juntamente com o professor orientador, Bonfim Aquino, do Campus Pau dos Ferros do IFRN, embarcaram na tarde de hoje, 16, de Recife, rumo ao México.


Os acadêmicos do Curso Técnico Integrado em Informática desenvolveram um projeto intitulado "Sistema eletrônico de monitoramento dos níveis de temperatura, umidade e CO² relativa em colmeias", que foi premiado durante a MocitecZN e Mocinn, em Natal.


A premiação rendeu credenciamento para o evento "Proyecto Multimedia", do "Infomatrix Latino America", que será realizado no período de 17 a 20 de abril, na cidade mexicana de Guadalajara.


O projeto piloto integra áreas dos cursos técnicos do Campus Pau dos Ferros (Alimentos, Apicultura e Informática). O projeto utiliza conhecimentos na área de Informática, para resolver um problema na área de Apicultura e gerar futuros trabalhos na área de Alimentos.


"O projeto é uma colmeia de abelha, que possui sensores de variáveis como temperatura, umidade e CO2. Então esses parâmetros que são monitorados na colmeia são parâmetros que, para a abelha, para uma colônia de abelha influencia bastante. A colmeia de monitoramento é basicamente isso: você monitorar,  em tempo real, essas variáveis e fazer um estudo e realizar intervenções.", explica Hawllysson.


Aqui no Brasil, os acadêmicos já foram premiados com certificados, medalhas e troféus. Parabenizamos todos os envolvidos. Desejamos sucesso no México e estamos na torcida.


::: CONTEÚDO RELACIONADO:

11/11/2015:  Alunos do Campus Pau dos Ferros têm projetos credenciados para eventos no México.