CIÊNCIAS SOCIAIS

Alunos do ensino médio integrado participam de projetos didáticos da disciplina sociologia

Atividades acontecem de 2 a 18 de março

Publicada em 12/03/2015 Atualizada há 1 ano

Momento em que alunos apresentam seus trabalhos em sala de aula. Foto: Isabelle Bessa.

Alunos de cursos técnicos integrados do Campus Pau dos Ferros do IFRN, através da disciplina Sociologia, ministrada pelo Prof. Dr. Márcio Monteiro Maia, estão participando de projetos didáticos, que estão sendo apresentados através de seminários.

As atividades fazem parte de um projeto didático que abrange os três anos de atuação da Sociologia, utilizando a fotografia no social no 1º ano, a produção de vídeos críticos no 2º ano e a elaboração de movimentos sociais no 3º ano.

Para o Prof. Márcio Maia, as apresentações com as quais os alunos estão se envolvendo, são de temas relevantes para a compreensão da vida em sociedade. "Os alunos dos primeiros anos utilizam a fotografia social para registrar os aspectos cotidianos e repassar para a turma, de forma lúdica e crítica, a abordagem dos assuntos da disciplina. Já a elaboração de um movimento social, permite a pesquisa e o aprofundamento das problemáticas sociais locais e globais, bem como a busca de soluções. Os alunos dos 3º anos, desta forma, aprendem a edificar estratégias de transformação social, por meio do diálogo com a sociedade e governo, somada a uma melhor compreensão das demandas sociais atuais", relata Márcio.

Os seminários fazem parte da atividade final da disciplina e estão acontecendo desde o último dia 2, seguindo até o próximo dia 18 de março, com alunos das turmas dos primeiros e terceiros anos dos cursos técnicos em Alimentos, Apicultura e Informática.