PESQUISA

Alunos do curso técnico em Informática estão desenvolvendo microssistema de irrigação automática

Protótipo funcionará a partir de energia solar e faz parte do TCC

Publicada em 28/07/2016 Atualizada há 1 ano

Técnico em agropecuária do Campus repassa orientações técnicas aos alunos sobre a horta orgânica

Os alunos Ana Caroline Fernandes e Matheus Elyson, concluintes do curso técnico integrado em Informática, do Campus Pau dos Ferros do IFRN já estão a todo vapor no trabalho de conclusão de curso (TCC), que consiste na automatização de um sistema de irrigação a partir de energia solar.

Sob orientação do Prof. e coordenador do curso técnico em Informática, Luís Rodrigues; co-orientação da Profª do Curso de Apicultura, Luciene Mesquita; e orientação técnica de Júnior Sales, técnico em Agropecuária do Campus, o TCC tem como tema "Microsistema de irrigação com energia fotovoltaica".

Ao longo do TCC, os alunos trabalharão com duas hortas que servirão como subsídio para a pesquisa. A primeira delas, já cultivada, foi regada diariamente. A segunda será similar à primeira, porém, o projeto é de que o abastecimento da planta já funcione através de um microssistema de irrigação, que poderá ser acionado através de um celular, por exemplo, tornando-se uma tarefa bastante útil para pessoas que passam muito tempo fora de casa. O  sistema poderá ter seu funcionamento efetivado através de energia fotovoltaica.

Funcionamento
"Nós pretendemos capturar energia do sol, transformar em energia elétrica para alimentar o sistema e vai ter uma 'bombinha' para fazer a irrigação desse sistema. A  gente vai desenvolver um sensor para que, se precisar, o sistema com energia solar auxiliará na irrigação. A ideia é exatamente essa: que a pessoa não precise se preocupar em estar indo todo dia irrigar, comenta Caroline. "Nosso projeto contribui até para o mínimo de consumo de água possível." detalha Matheus.

Diariamente, os alunos regaram manualmente a primeira horta produzida. Em breve, eles compararão os resultados com uma outra horta, cujo sistema de abastecimento será automatizado. Os alunos já efetuaram a colheita na horta irrigada manualmente e já foi possível observar certa homogeneidade no padrão de fenótipo da planta, quando mediram o diâmetro do caule, comprimento da planta e raiz, através de paquímetros. "Verificaremos se o desenvolvimento da planta será o mesmo", detalha Caroline.

Orientação técnica e interdisciplinaridade
O técnico em agropecuária do Campus explica o porquê de os alunos estarem trabalhando com o coentro. “A escolha da espécie foi estratégica por causa do ciclo da cultura. O coentro por ter um ciclo curto, de 30 a 40 dias, já é possível realizar a colheita. Esse primeiro momento, com a horta “irrigada” manualmente, serviu para os alunos conhecerem a cultura, seu ciclo e suas necessidades hídricas. Essas informações subsidiarão a próxima etapa, onde será feita a comparação entre “irrigação” convencional e a irrigação feita com o modelo automatizado, detalha Júnior Sales.

Para Sales, o desenvolvimento do trabalho está possibilitando aos alunos contato com outras áreas. “É um trabalho interdisciplinar. Está envolvendo o curso de apicultura, nós contribuímos com as técnicas de produção agrícola para a cultura do coentro, e a turma da informática com a tecnologia dos recursos computacionais”.

O TCC e seus resultados deverão ser apresentados no final do ano letivo de 2016, como pré-requisito para obtenção do diploma do curso técnico em Informática.