PUBLICAÇÃO

Alunos do Campus Pau dos Ferros têm livro publicado pela Editora IFRN

Sob organização da Professora Jucely Regis, obra reúne coletânea de contos policiais

Publicada em 20/05/2020 Atualizada há 1 ano

"Sob a convicção de que o lúdico produz escritas que valem a pena ler, apresentamos Por trás da lupa'', comenta a professora organizadora da obra.

Tudo começou como uma atividade acadêmica de Língua Portuguesa e Literatura sob comando da Professora Jucely Regis dos Anjos Silva, ex-docente do Campus Pau dos Ferros, hoje no Campus Lajes do IFRN. A ideia de os alunos produzirem contos foi amadurecida e acabou ilustrando as páginas de um livro, que foi selecionado para veiculação via Editora IFRN.

Durante as aulas em 2019, alunos (as) de 2º ano dos cursos técnicos integrados de nível médio em Alimentos, Apicultura e Informática promoveram uma série de apresentações na escola a partir de suas produções literárias envolvendo o gênero conto. Para dar ainda mais valor documental e visibilidade ao trabalho, a professora, posteriormente, compilou as produções e organizou a obra intitulada ''Por trás da lupa'', formada por contos policiais, tendo como autores os próprios estudantes.

"A sequência didática que originou a obra incluiu estudos dirigidos de contos de diferentes autores, rodas de conversa, avaliação escrita, aulas expositivo-dialogadas com base em teóricos do gênero e na própria obra literária e crítica dos autores em estudo, adaptações das obras lidas para o audiovisual e oficinas de escrita em que os alunos assumiram a postura do detetive ou da detetive pronto(a) para desvendar mistérios. Partindo do jogo como um modo de construir narrativas completas e instigantes, não raro o acaso nos resultados das partidas e a modificação das regras gerou excelentes contos", comenta a Professora Jucely.

A obra está disponível em formato digital para leitura no Repositório Institucional do IFRN, o Memoria.

Acesse:

POR TRÁS DA LUPA - http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1768

Sobre a Editora IFRN

A Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) já publicou livros em todas as áreas do conhecimento, ultrapassando a marca de 150 títulos. Atualmente, a edição de suas obras está direcionada a cinco linhas editoriais, quais sejam: acadêmica, técnico-científica, de apoio didático-pedagógico, artístico-literária ou cultural potiguar. Saiba mais acessando a página da Editora IFRN.