PÓS-GRADUAÇÃO

Alunos da Especialização em Educação do Campo promovem Feira de Economia Solidária

Evento aconteceu na manhã deste sábado (24)

Publicada em 24/01/2015 Atualizada há 1 ano

Alunos reunidos com os professores e coordenadora local do curso, no pátio do Campus, durante a Feira

Uma manhã de intercâmbio de conhecimento e aprendizado sobre as riquezas que vêm do campo. Alunos da Especialização em "Educação do Campo - Saberes da Terra", promoveram a "Feira de Economia Solidária", por meio da qual apresentaram as culturas regionais, contemplando produtos agrícolas, apícolas e artesanais.

Sob orientação dos docentes e da coordenação local do curso, a Feira aconteceu na manhã deste sábado (24), no pátio do Campus Pau dos Ferros do IFRN, reunindo acadêmicos de diversos municípios e comunidades do Oeste e Alto Oeste Portiguar.

A coordenadora da especialização em Pau dos Ferros, Amélia Reis, juntamente com os docentes do curso, visitaram a avaliaram cada um dos grupos de trabalhos, que expuseram culturas dos municípios de Água Nova, Almino Afonso, Apodi, Caraúbas, Coronel João Pessoa, Encanto, Felipe Guerra, Janduís, Luiz Gomes, Martins, Pau dos Ferros, Portalegre, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste, São Miguel e Serra do Mel.

A aluna Vanuza Francisca Soares da Silva, do município Almino Afonso, demonstrou satisfação com a realização da Feira: "Essa feira é uma maravilha. São trocas de experiências. A gente está conhecendo a realidade de municípios que a gente não conhecia. Isso é uma experiência que levamos com a gente. É um momento único", comenta a aluna. Sobre a especialização, a discente afirma é uma experiência gratificante: "O curso é uma maravilha. Só em abrir as portas para a gente saber mais educação do campo, e para quem mora na zona rural, é bastante gratificante", relata Vanuza.

Com um olhar positivo, o professor Antonio Edson Pereira da Silva Filho comentou que a Feira é um momento muito rico: "É uma feira de economia onde cada grupo está sendo bastante criativo, trazendo tudo que representa a identidade de sua região.  Está sendo muito produtivo para o conhecimento de todos o que eles trazem sobre cada comunidade. Para a gente da especialização está sendo um momento muito rico. Cada grupo aqui representa uma cidade ou um sítio em que eles trabalham o Projeto Saberes da Terra."

SOBRE A ESPECIALIZAÇÃO
O "EDUCAÇÃO DO CAMPO - SABERES DA TERRA" é um curso de pós-graduação, lato sensu, que é executado através de um convênio firmado entre a SECADI/MEC e a Secretaria de Educação do Estado do RN. Objetiva, principalmente, qualificar os professores da rede estadual de ensino na metodologia da Educação do Campo/Saberes da Terra. No IFRN, o curso teve início em 2013 e possui duração de dois anos, contando com um público de mais de 300 alunos, os quais atuam como professores da rede pública estadual nas escolas rurais do Rio Grande do Norte. As aulas ocorrem simultaneamente em três polos, funcionando nas cidades de João Câmara, Caicó e Pau dos Ferros.