REVELANDO TALENTOS

Alunos da Escola Estadual 4 de Setembro vencem o 3º Festival de MPB

Maykon Lisboa e Thamara Aquino receberam troféu de 1º lugar de "Melhor Música" e "Melhor Intérprete"

Publicada em 15/02/2017 Atualizada há 1 ano

Maykon e Thamara cantam a música "Anti Ficção", escrita por eles, e vencedora do 3º Festival de MPB do Campus Pau dos Ferros do IFRN

A terceira edição do Festival de Música Popular Brasileira, que aconteceu na noite de hoje, 15, foi um sucesso e lotou o auditório do IFRN, revelando jovens talentos musicais do Alto Oeste potiguar.

O evento é coordenado pelo Professor de Artes/Música do Campus, Junnior Miranda, e consiste em uma competição musical com letras inéditas, que este ano foram apresentadas através da "música de protesto".

O Festival levou ao palco jovens compositores e intérpretes. Além de alunos do IFRN, estudantes das Escolas Estaduais 4 de Setembro, José Fernandes de Melo e Tarcísio Maia, também puderam mostrar o seu talento na noite musical.

Uma equipe de jurados, formada por convidados ligados à arte da música, avaliou criteriosamente os jovens nas categorias "Melhor Música" (1º e 2º lugar) e "Melhor Intérprete" ('1º lugar). O júri foi composto por: Anne Valeska, Diná Menes, Everaldo Miguel, Ismael Mendes e Lucas Soares.

CATEGORIA MELHOR MÚSICA

O troféu de primeiro lugar da categoria foi conquistado pela dupla Maykon Lisboa e Thamara Aquino, da Escola 4 de setembro. Eles escreveram e interpretaram a música "Anti Ficção". Já o troféu de segundo lugar foi para os jovens Igor Mateus e Matheus Aquino, do IFRN, que compuseram e cantaram a música "Chuva".

CATEGORIA MELHOR INTÉRPRETE

Com premiação única, o troféu de melhor intérprete da noite foi também para os jovens Maykon e Thamara, que receberam a premiação da diretora geral do Campus, Professora Antonia Silva, e do Coordenador do Festival, Professor Junnior Miranda.

EMOÇÃO DOS VENCEDORES

Maykon e Thamara têm apenas 13 anos e cursam o 8º ano do Ensino Fundamental na mesma sala. Eles comentaram como ficaram sabendo do evento: "A gente soube do Festival pela professora de Artes, Eva, que foi anunciar na sala que ia ter a abertura das inscrições. Daí a gente foi preparando a música", relata Maykon.

“Eu ainda não tinha cantado para um público grande desse jeito. Foi a minha primeira vez cantar para uma plateia desse tamanho. (...) A gente queria deixar a mensagem que estamos muito felizes por representar a nossa escola.", comenta a jovem Thamara.

OPORTUNIDADES ATRAVÉS DA MÚSICA
Um dos jurados do Festival, o músico Everaldo Miguel, reconhece a importância de eventos como este Festival: "Já é o meu 2º ano no Festival de MPB aqui do IF e fico muito feliz em ver essa 'mulecada' fazendo música boa e de qualidade. A galera é show de bola. Eu chorei! É uma festa bacana! O IF está de parabéns, o Professor Junnior Miranda, como também os jovens do ensino fundamental que vieram até aqui", comenta Everaldo.

O jurado comentou ainda sobre a música na região e a oportunidade que eventos como o Festival de MPB proporcionam aos jovens: "Estou muito feliz pela promoção da música na nossa Região, na nossa cidade. Um projeto como esse só fortalece. A gente vir aqui e ver esse auditório cheio é emocionante. (...) Eu conheço esses jovens que estiveram aqui hoje. Eles gostam de música, veem a música como um refúgio. Inclusive, um dos jovens que ganhou, mora em um bairro carente da cidade, que não oferece tantas oportunidades. Então é isso que um evento como esse faz: abre uma porta para que uma criança como essa possa ver um futuro em uma profissão que é bacana", detalha Everaldo.