Aluno e professor do Campus Pau dos Ferros são premiados com visita a Portugal

Acadêmicos criaram projeto da área de TI, premiado na Mostra Tecnológica do IFRN

Publicada em 22/09/2014 Atualizada há 1 ano

Professor orientador, Demétrios, ao lado do aluno Evangilo, com certificados e medalhas da premiação

Expectativas e arrumação de malas para a Europa. Na terçafeira (30/9), o aluno Francisco Evangilo de Morais Pereira, do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS),  juntamente com o Professor orientador, Me. Demétrios Araújo Magalhães Coutinho,  Coordenado do Curso, partem para viagem a Portugal e conhecerão o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), onde ficarão por 15 dias.

O motivo da viagem é a premiação como o melhor trabalho da Mostra Tecnológica 2014, realizada juntamente com o Congresso de Iniciação Científica do IFRN (Congic), nos dias 7, 8 e 9 de agosto, no Campus Pau dos Ferros.

Os acadêmicos desenvolveram o Projeto "Sistema de Informatização de Agente de Endemias (SIADE): Módulo Móvel", que tem como objetivo desenvolver uma aplicação móvel que visa agilizar as tarefas diárias dos agentes de endemias, facilitando a busca e o preenchimento de formulários por imóveis a serem tratados.

O trabalho aprovado e premiado é parte do projeto de pesquisa “Sistema de informatização do processo de aquisição dos dados dos agentes de endemias e monitoramento dos focos de dengue em tempo real”,  realizado no Laboratório de Automação e Sistemas de Informação (Lasinf), do Campus Pau dos Ferros. O Siade é composto por alunos do Curso Superior TADS e tem como orientadores os docentes: Me. Deméritos Araújo Magalhães Coutinho, Me. Manoel do Bonfim Lins de Aquino e Drª Ayla Márcia Cordeiro Bizerra.

Segundo o aluno Evangilo Morais, participar do Projeto Siade tem sido uma ótima oportunidade para aprender outras tecnologias que estão fora do escopo do meu curso, assim como também tem se tornado um grande desafio. E comemora "Ao saber que ele foi premiado como o melhor projeto na Mostra Tecnológica 2014, isso deixo-me orgulhoso. É o reconhecimento do meu trabalho e dos colegas que também estão trabalhando em outros módulos do projeto", destaca Evangilo

O Professor Demétrios demonstrou satisfação e otimismo para com o projeto e também comemora: “É uma grande satisfação ter sido contemplando com a premiação na Mostra Tecnológica do CONGIC 2014. O projeto foi, inicialmente, focado na coletividade, visando a melhoria do trabalho dos agentes de endemias, especialmente na rapidez de identificação de focos de dengue. Atualmente, estamos estabelecendo uma parceria com a prefeitura de Pau dos Ferros para implementar o projeto piloto na cidade. Essa premiação demonstra a potencialidade do projeto e do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ofertado no Campus Pau dos Ferros em desenvolver novas soluções para melhorias da região.”

O Campus Pau dos Ferros parabeniza a todos e deseja-lhes uma ótima e proveitosa viagem.