Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Bolsas de Estudo

AFS Intercultura Brasil e a BP oferecem 50 bolsas de estudos nos EUA para alunos da rede pública

Programa de intercâmbio Global Citizens of Tomorrow acontece até 2016 e 10 vagas já estão disponíveis para setembro de 2012

Publicada em 27/09/2012 Atualizada há 1 ano

O AFS Intercultural Programse a empresa BP firmaram parceria que oferecerá, até 2016, 50 bolsas de estudos a estudantes da rede pública ou a bolsistas integrais de escolas particulares do Brasil para cursarem um ano letivo nos Estados Unidos. O Global Citizens of Tomorrow  é um programa mundial em parceria com AFS de seis países: Brasil, Estados Unidos, China, África do Sul, Índia e Malásia e contará com investimento de US$ 4.4 milhões.

O AFS Intercultura Brasil selecionará os 10 vencedores e o embarque esta previsto para agosto de 2013. As inscrições começam na segunda-feira, 03 de setembro, e se estendem até 15 de outubro no site: www.afsbolsasusa.org.br. Neste endereço, o candidato também encontra todas as informações sobre as fases e critérios de seleção.

 

No programa do AFS Intercultura Brasil, o participante tem a oportunidade de mergulhar na cultura do país hospedeiro, viver o dia-a-dia das famílias e escolas selecionadas pelo AFS, estudar em um sistema educacional diverso e interagir em novos grupos sociais.

Para participar da seleção, o candidato deve estar cursando o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral de escola particular, ter renda familiar de até seis salários mínimos, apresentar excelente desempenho escolar (com notas acima de 8 ou B+), não pode ser repetente e nem estar se formando em 2012, não deve ter restrições físicas e/ou alimentares e deve possuir nível de inglês intermediário ou avançado.

 

Veja abaixo o cronograma de fases das provas e inscrições.

·         Inscrições e realização da prova online: de 03/09 a 15/10/2012 

·         Divulgação dos 5 semifinalistas por Região (total de 50): 19/10/2012

·         Seleção Regional: de 20/10 a 03/11/2012

·         Divulgação dos 2 finalistas por Região: 05/11/2012

·         Entrevistas pessoais e realização do teste presencial de inglês: 05 a 18/11/2012

·         Divulgação dos nomes dos vencedores: 26/11/2012

 

Sobre as Empresas

AFS Brasil

Presente no Brasil desde 1956, o AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não-governamental e sem fins lucrativos, ligada ao AFS Intercultural Programs, antigo American Field Service, uma das maiores e mais sérias organizações de intercâmbio do mundo. Com presença em 88 países, operamos através de uma base voluntária que acredita em nossa missão: a paz mundial.

Os programas oferecidos pelo AFS dão a oportunidade de seus participantes se tornarem o novo tipo de líder necessário no século XXI. Estes líderes precisam ter sensibilidade a outras culturas e a habilidade de se sentir confortável em ambientes não familiares. Eles têm que respeitar culturas diferentes e criar soluções inovadoras e criativas para as dificuldades que estas diferenças apresentam. Têm que questionar o que lhes é ou não familiar e entender como ser um agente de mudanças sem perder seu senso de integridade.

Mais de 400.000 participantes do AFS já tiveram a oportunidade de viver e aprender em outra cultura e, durante este processo, descobriram mais sobre sua própria cultura e sobre eles próprios.

 

BP

A BP (antiga British Petroleum) é uma empresa multinacional, sediada em Londres, que pesquisa, desenvolve e produz fontes de energia essenciais, sobretudo petróleo e gás.Com operaçõesem todo o mundo, a BP está presente nos seis continentes, atuando de forma séria e responsável em 55 países. No Brasil, a BPtem sido ativanosetor energético do paíspor quasemeio século.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas