Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

FORTALECIMENTO

Acadêmicos do Curso Técnico em Apicultura atuam no repovoamento do apiário

Atividades contam a supervisão do Professor e Coordenador do curso, Dr. Abreu Neto

Publicada em 13/05/2019 Atualizada há 12 meses

Pessoal de Apicultura durante atividades de fortalecimento do apiário

O Campus Pau dos Ferros do IFRN conta com um apiário, um importante equipamento que serve como laboratório prático para a realização de atividades acadêmicas e de pesquisa, o que contribui com o fortalecimento do curso de Apicultura.


Em 2018, em virtude de violações e interferências externas, o apiário sofreu com uma perda significativa na quantidade de abelhas. Sensibilizados, professores e alunos promoveram uma campanha, através da qual arrecadaram aproximadamente 3.000 reais e compraram 30 caixas que servirão como colmeias.


Para o Professor, Pesquisador e Coordenador do curso de Apicultura, Dr. Antonio Abreu da Silveira Neto, o trabalho de fortalecimento do apiário tem sua tônica efetivada através de uma atividade chamada de “repovoamento”, através da qual o ambiente agregará e terá reprodução de abelhas.


“Neste ano, iniciamos um processo de repovoamento dessas caixas que, por sua vez, estão acomodando pequenas estruturas de cera, denominadas ‘realeiras’ onde estão nascendo rainha [abelha] que estão aceitando esse espaço como ninho. Hoje já registramos cinco colmeias em que as abelhas estão aceitando ficar no nosso apiário”, comenta o Professor.


O trabalho, coordenado e acompanhado pelo Professor Abreu, conta com o apoio de alunos e atividade acaba servindo como prática de apicultura, além de, ao mesmo tempo, contribuir para a meta de dar ocupação a todas caixas como colmeias. “O nosso objetivo é, até o final do ano, estar com todas as 30 caixas em funcionamento e ainda de maneira que elas não atrapalhem a vizinhança no entorno do apiário.”, detalha o Professor Dr. Abreu Neto.