PESQUISA

Acadêmicos do Campus têm trabalhos aprovados no V Congresso Nacional de Educação

Evento acontece de 17 a 20 de outubro, em Pernambuco

Publicada em 16/10/2018 Atualizada há 1 ano

Parte da delegação de alunos do Campus posam para foto com a Professora orientadora, Sheila Fernandes, e com a Diretora Acadêmica e pesquisadora, Amélia Reis.

Alunos e servidores do Campus Pau dos Ferros do IFRN comemoram mais de 10 trabalhos aprovados na 5ª edição do Congresso Nacional de Educação, o CONEDU.

O evento está entre os maiores do país na área de educação e chega à sua quinta edição e traz para debate  o temário: “Experiências educadoras: sujeitos, formações e práticas".

A maior parte dos trabalhos aprovados são dos graduandos da Licenciatura Plena em Química, sob orientação dos Professores Sheila Fernandes, Ayla Bizerra, Caio Sena, Ulysses Vieira. A Diretora Acadêmica do Campus, Amélia Reis, também teve trabalho aprovado no Congresso.

A Professora Sheila Fernandes, orientadora de quase 10 grupos com trabalhos aprovados, comemora a contribuição da pesquisa na formação profissional dos graduandos: "Eu como professora, me sinto feliz pelo crescimento dos alunos no interesse pela produção acadêmica e a pesquisa. Todos os trabalhos aprovados foram desenvolvidos durante as disciplinas e despertam pesquisas relacionadas à formação docente e ao ensino de Química, fortalecendo o curso de Licenciatura", comenta.

Sheila pontua ainda a importância das disciplinas pedagógicas para fortalecimento das práticas de docência: "É bom saber que as disciplinas pedagógicas têm promovido questionamentos e a busca pelo aprofundamento de estudos sobre a prática docente", complementa a Professora.

O Congresso objetiva discutir as vivências educacionais entre profissionais com diferentes atuações, promover o debate sobre as experiências educadoras das escolas e universidades, além de apresentar a atualidade das discussões no campo educacional nas atividades da programação.

A variedade e temas dos trabalhos aprovados mostra a qualidade das práticas de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas no Campus Pau dos Ferros. Confira os temas dos trabalhos aprovados:

• Trajetória da formação docente: contributos do curso de Segunda Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática ofertado pelo IFRN.
  • A Educação ambiental no ensino de Química, promovendo a cidadania no âmbito escolar.
  • Produção de uma unidade didática contextualizada sobre o conteúdo de Separação de Misturas.
  • O ensino de Química numa abordagem sociointeracionista.
  • As contribuições da contextualização para o ensino de Química.
  • Vídeo aula experimental para o ensino de Química: perspectivas e avaliação dos docentes.
  • A importância do estágio da regência no processo formativo docente: um relato de experiência.
  • As possíveis contribuições do " Pega-varetas ligações químicas" no ensino aprendizagem de Química.
  • As contribuições de uma proposta pedagógica para o desenvolvimento do estágio supervisionado III na Licenciatura Plena em Química - Campus Pau dos Ferros.
  • Educação Inclusiva: Desafios e possibilidades.
  • Produção de Unidade Didática para o Ensino de Química na EJA baseada na Metodologia Dialética.
  • Produção de Unidade Didática baseada na Metodologia Dialética para o ensino do tema energia e transformações químicas.
  • O estudo da arte na pesquisa em ensino de Ciências/Química pautado na produção de jogos como auxiliadores no processo de ensino-aprendizagem.

A programação do CONEDU inicia amanhã (17) e prossegue até o próximo sábado (20), no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Petrolina (PE). O evento reúne centenas de professores e demais profissionais de diferentes níveis e áreas da educação, além de estudantes do ensino médio/técnico, de graduação e de pós-graduação.

Com informações do site do Conedu.