Você está aqui: Página Inicial / Campi / Pau dos Ferros / Notícias / Acadêmicos do Campus têm 17 trabalhos aprovados no IV Congresso Internacional das Licenciatura
PROGRAMA INTERNACIONAL DESPERTANDO VOCAÇÕES

05/12/2017 - Evento acontece de 4 a 8 de dezembro, em Natal

Alunos e professores orientadores com trabalhos aprovados. Fotos: Bruna Azevedo e Marcilio França

Desde ontem, 4, o IFRN está sediando congressos internacionais, através do Programa Internacional Despertando Vocações (PDV). Este Programa traz, entre outros, o IV Congresso Internacional das Licenciaturas (Cointer - PDVL 2017), no qual nossos alunos e servidores conquistaram aprovações de variados trabalhos.

O Campus Pau dos Ferros conta com uma delegação de aproximadamente 30 alunos. São 17 trabalhos aprovados pelos graduandos da Licenciatura Plena em Química, sendo 8 de estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Eles estão em Natal, acompanhados dos Professores orientadores, Valêska Valdivino e Caio Sena (Coordenador local do Pibid no Campus).

Sob orientação do Professor Caio, do Pibid, foram 8 trabalhos aceites, incluindo uma oficina. Já sob orientação da Professora Valêska, foram aprovados os 9 trabalhos submetidos. "Minha maior satisfação foi ver o interesse dos alunos ao convidá-los a pesquisarem e produzirem trabalhos dentro de assuntos tão relevantes para o exercício da docência, como a Educação Inclusiva. Este fato, por si só, já me deixa imensamente gratificada; e tê-los todos aprovados é uma sensação indescritível.", relata a Professora de Didática.

Para o professor Marcio Azevedo, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, que compôs a mesa diretiva representando o reitor do IFRN, professor Wyllys Farkatt Tabosa, o destaque são as perspectivas internacionais e possíveis parcerias que podem surgir: “Com grande potencial em internacionalização, com as várias representações estrangeiras, sediar um evento desse reforça nosso potencial de ensino, nossas ações de extensão, abrindo o leque de perspectivas para essas áreas”, disse.

Os eventos estão acontecendo de 4 a 8 de dezembro, no Campus Natal-Central do IFRN. Paralelo ao Programa Internacional Despertando Vocações, acontecem: IV Congresso Internacional das Licenciaturas (Cointer - PDVL 2017), Congresso Internacional de Gestão (Cointer PDVG 2017), II Congresso Internacional das Ciências Agrárias (Cointer - PDVAgro 2017). Ainda concomitante, acontece a II Jornada das Licenciaturas da DIAC (Espanhol, Física, Geografia e Matemática), a Jorlic.

O PDV surgiu de uma experiência do IFPE fez parte, a convite da Universidad de Mendoza em 2012, que tinha como objetivo realizar um trabalho de estímulo aos estudantes secundaristas de Argentina, Colômbia e Brasil pelas carreiras ligadas às engenharias – Despertar Vocações Tecnológicas.  Em sua quarta edição, o evento está sendo sediado na capital potiguar. Para obter mais informações, acesse o site do PDV:

Programa Internacional Despertando Vocações