Você está aqui: Página Inicial / Campi / Pau dos Ferros / Notícias / Acadêmicos do Campus Pau dos Ferros comemoram registros de propriedade intelectual
PESQUISA E INOVAÇÃO

09/02/2021 - Títulos somam-se aos mais de 100 conquistados pelo IFRN no INPI

Neste ano, em janeiro, foram feitos seis registros de propriedade intelectual e duas transferências de tecnologias no âmbito do IFRN.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) certificou na semana passada registros de propriedade intelectual de estudantes e servidores do Campus Pau dos Ferros.

Através da Diretoria de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados, foram emitidos quatro “Certificados de Registro de Programas de Computador”, homologando a proteção de propriedade intelectual da comunidade acadêmica do IFRN.

As conquistas foram obtidas através das diretrizes do Edital nº 05/2021-PROPI/RE/IFRN - Apoio Institucional à Proteção da Propriedade Intelectual, que orienta pesquisadores da instituição a como proceder com a proteção de propriedade intelectual (softwares, patentes, marcas e transferências de tecnologia). A assessoria é feita pela Diretoria de Inovação Tecnológica e do Núcleo de Inovação Tecnológica, vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Instituição.

Esses títulos somam-se aos 114 registros de softwares, 33 patentes e cinco transferências de tecnologia que o IFRN já acumula. Confira detalhes nos certificados conquistadas pelo Campus pau dos Ferros que foram emitidas pelo INPI no dia 02/02/2021. As referidas certificações têm validade de 50 anos.

1) IFJICS: aplicativo para gerenciamento e acompanhamento dos Jogos Intercampi do IFRN

Protocolo: BR512021000119-2
Coordenador: professor Elenilson Vieira da Silva Filho;
Servidor: professor Maikon Moises de Oliveira Maia;
Estudantes: Gabriele Queiroz Rêgo, Flávia Rafaela Diógenes Ferreira e Vinícius Fernandes Diógenes.

2) Atribuidor de Autoria de Textos Literários utilizando o PPM-C

Protocolo: BR512021000120-6
Coordenador: professor Elenilson Vieira da Silva Filho
Estudantes: Pablo Deyvid De Paiva e Clara Yasmin Cunha Fernandes Dos Santos.

3) MILKPOINT MOBILE – aplicativo móvel para o Programa Paa-Leite

Protocolo: BR512021000121-4
Coordenador: professor  Elenilson Vieira da Silva Filho
Servidor: professor Antônio Abreu Da Silveira Neto
Estudantes: Carlos Moises Batista Henrique, Vinicius Francoes de Araújo Carneiro, Leandro Gameleira do Rego e Antônio Abreu da Silveira Neto.

4) CHECKAPPIS – Plataforma para monitoramento de colônias e apiários

Protocolo: BR512021000122-2
Coordenador: professor Elenilson Vieira da Silva Filho
Servidor: professor Antônio Abreu Da Silveira Neto
Estudantes: Sadrak Lyon Dantas Pontes, Victor Kayan de Assis Lima, Gerson Viana Marques e Claudio Rodrigo De Medeiros.

5) Ponto fixo usando máximo critério de correntropia complexa

Protocolo: BR512021000123-0
Campi João Câmara e Pau dos Ferros
Coordenador: professor João Paulo Ferreira Guimarães
Servidores: professor Aluísio Igor Rêgo Fontes,
Colaboradores externos: professor Joilson Batista de Almeida Rêgo e Prof. Dr. Allan de Medeiros Martins.

Servidores, alunos e colaboradores externos envolvidos nos projetos são:

Servidores: professor Moisés Souto (coordenador do CCSL-IFRN), professor Bruno Vitorino (líder técnico do projeto SAMANAÚ.sat), professor Max Silveira (coordenador adjunto do CCSL-IFRN). Colaborador externo: Manoel Carvalho (tecnologista do INPI). Alunos e ex-alunos: Lucas Bezerra (bolsista de desenvolvimento), Almir Firmo (bolsista de desenvolvimento), Anderson Azevedo (ex-Bolsista CCSL-IFRN), Felipe Tavares (ex-Bolsista CCSL-IFRN).

Os registros de software e patentes e as tecnologias transferidas foram produtos obtidos dos projetos dos Editais de fomento à pesquisa e inovação da Propi. Atualmente estão abertos quatro editais de cadastro de projetos de Pesquisa e Inovação

Editais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - 2021

Com informações da Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria (ASCE).

::: CONTEÚDO RELACIONADO:

05/02/2021: IFRN divulga registros de propriedade intelectual e transferências de tecnologia.