Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONIDIS

Acadêmicos do Campus têm trabalhos aprovados no II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido

Evento aconteceu em Campina Grande, na Paraíba

Publicada em 13/11/2017 Atualizada há 1 ano

Apresentadores dos projetos de pesquisa no local do evento

Acadêmicos do Campus Pau dos Ferros do IFRN marcaram presença no II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido (CONIDIS), que aconteceu na semana passada, na Paraíba.


Um grupo de servidores e alunos tiveram cinco trabalhos aprovados no evento, que aconteceu de 8 a 10 de novembro, em Campina Grande, na Paraíba, reunindo centenas de estudantes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas.


As aprovações dos trabalhos envolveram vários alunos e servidores. Os discentes que apresentaram  as pesquisas cursam o terceiro ano do curso técnico integrado em Alimentos: Alisson da Silva Gomes, Laura Eduarda Almeida Nunes e Leidjane Alves de Souza. Eles foram acompanhados pelos servidores: Joyce Kelly da Silva Matias (Técnica em Laboratório) e Aildo da Silva Pimenta (Assistente Social).


Ao todo, foram 5 trabalhos aprovados, sendo 3 de alunos e servidores. Os outros partiram de iniciativas de estudos dos servidores. Conheça os trabalhos aprovados e apresentados no Congresso:

Título
Diagnóstico higiênico-sanitário do queijo coalho artesanal do município de Alexandria/RN e capacitação de produtores quanto às boas práticas de fabricação. Autora:  joyce kelly da silva matias. Co-autores: Alisson da Silva Gomes, Laura Eduarda Almeida Nunes.
TítuloAvaliação da qualidade microbiológica do queijo coalho comercializado na cidade Luís Gomes/RN. Autor:  Alisson da Silva Gomes. Co-autora: Laura Eduarda Almeida nunes. Orientadora: Adalva Lopes Machado.
TítuloFrutas nativas e as gentes nos sertões: reflexões acerca do bioimperialismo nas práticas agrícolas do semiárido nordestino. Autora: Leidjane Alves de Souza. Co-autora: Estela Lins Mendes Barreto . Orientador: Gabriel Pereira de Oliveira.
TítuloEfeitos do tratamento por plasma DBD na germinação e absorção de água em sementes de melão. Autor: Joyce Kelly da Silva Matias. Orientadora: Ioná Santos Araújo Holanda.
TítuloPolítica de combate à pobreza no semiárido nordestino: um estudo sobre o programa especial de renda mínima em Mato Grosso/PB. Autor: Aildo da Silva Pimenta.  Orientador: Alcides Leão Santos Júnior.



O evento aconteceu no Centro de Convenções Raymundo Asfora, no Garden Hotel Campina Grande e objetivou, entre outros pontos, colocar pesquisas e instituições em contato, articulando a academia com os mais diversos setores da sociedade civil.


O CONIDIS contou com palestras, conferências, minicursos, mesa-redonda, mostra audiovisual, exposição e apresentação de trabalhos, lançamento de livros e momentos culturais. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do Congresso.