DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Estudantes e egressos do curso de ADS desenvolvem sistema para gestão hospitalar

Município de Taboleiro Grande assina convênio como usuário piloto do projeto

Publicada em 24/06/2021 Atualizada há 1 ano

Curso superior de tecnólogo em ADS agrega atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A pesquisa no IFRN tem trazido resultados com valor científico e social, beneficiando também a comunidade externa, na colaboração com a resolução de problemas e soluções para o mercado de trabalho. A mais recente iniciativa foi o desenvolvimento do ”Sistema de Gestão Hospitalar Web (SGH-WEB)”, produzido por estudantes do curso de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

O Sistema consiste em um projeto voltado para hospitais públicos e privados, focado no gerenciamento e interligação dos diversos setores que envolvem as consultas ambulatoriais destas Instituições de Saúde. “O SGH-WEB oferece módulos que permitem aos funcionários realizarem o acolhimento de pacientes, triagem com classificação de risco e consulta médica, englobando os processos e atividades do atendimento ambulatorial”, detalha e Professor e Pesquisador Jeferson.

Devido ao seu valor científico e social e ainda com potencial de utilidade na gestão de saúde pública e privada, uma primeira instituição, a Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande (RN) será piloto na adoção do projeto. A Prefeitura já manifestou interesse e nesta segunda-feira, 21, assinou convênio com o objetivo de utilização do Sistema, que será implantado no Hospital Municipal Raimunda Bessa.

Sob orientação dos Professores Jeferson Queiroga Pereira (IFRN) e Francisco Glériston Vieira (UERN), os estudantes Francisco Leandro de Morais Pinto (graduando), Antonio Almeida Rêgo, Robson Ribeiro da Silva e Mauricio Ferreira Fernandes (egressos) foram os autores do software.

Segundo o Professor Jeferson, o sistema integra o rol de projetos da da Incubadora Tecnológica do Alto Oeste (ITAO), pertencente ao Campus Pau dos Ferros do IFRN.

Desenvolvedores comemoram
“O projeto em si é relevante, pois além de contribuir com a nossa formação acadêmica, nos permitiu vivenciar na prática situações problemas relacionadas à nossa profissão. A cooperação firmada com a Prefeitura de Tabuleiro Grande, consolidará ainda mais essa vivência, permitindo que de alguma forma, o conhecimento produzido aqui no IFRN contribua com a sociedade”, comenta o graduando Francisco Leandro.

Para o Professor Jeferson Queiroga, o projeto permitiu aos estudantes a vivência das diferentes etapas de desenvolvimento de um sistema: “A orientação deste projeto foi muito gratificante, pois conseguimos fazer com que nossos alunos vivenciassem todo o ciclo de desenvolvimento do sistema: desde a reunião com gestores até a implantação do sistema”, detalha Queiroga. “Além disso, o projeto trouxe encorajamento para inclui-los na Incubadora do Campus, o que irá possibilitar a implantação do sistema em outras cidades”, complementa o professor.

Graduação de qualidade e para o mercado de trabalho
O curso de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema (ADS) vem formando profissionais cujo mercado de trabalho tem demandado bastante seus serviços. Além disso, o curso conquistou nota máxima na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Para saber mais sobre a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas acesse:

Página do curso superior de tecnólogo ADS