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Acadêmicos do Campus apresentam mais de 10 trabalhos aprovados no VI Congresso Nacional de Educação

07/11/2019 - Evento foi realizado de 24 a 26/10, em Fortaleza, no Ceará

Acadêmicos do Campus apresentam mais de 10 trabalhos aprovados no VI Congresso Nacional de Educação

Imagem: divulgação/reprodução

O Campus Pau dos Ferros do IFRN teve participação no IV Congresso Nacional de Educação, o CONEDU, através de trabalhos aprovados, avaliação de pesquisas e 3 capítulos de livros publicado em e-book do evento, que foi realizado de 24 a 26 de outubro, em Fortaleza.


Este ano o evento tratou do tema: “Avaliação: Processos e Políticas”, pautando a discussão sobre os aspectos relacionados à avaliação da educação passando pela educação básica, o ensino superior e a pós-graduação.


Durante 3 dias, professores da educação básica, professores do ensino superior, estudantes de graduação e pós-graduação e estudantes de ensino médio e técnico participaram de minicursos, palestras, mesas-redondas, sessões de conversas, apresentações de trabalhos, entre outras atividades.


Ao todo, foram mais de 15 trabalhos aprovados nas modalidades: pôster, oral e e-book. Confira os títulos:

  • Infobio: ferramenta de realidade virtual para o ensino e aprendizagem dos biomas brasileiros;
  • Identificação de conhecimentos prévios através de experimentos;
  • Dificuldades e Motivações no Ensino de Química: uma análise da perspectiva docente;
    Capítulo de livro a ser publicado no e-book do evento (Orientadora: Ayla Bizerra)
  • Abelhas e o meio ambiente: um olhar ambiental no Ensino Fundamental na cidade de Pau dos Ferros - RN;
  • Ensino-aprendizagem de química no 1° ano: Manejo de resíduos sólidos e seus impactos do Ambiente;
  • Buscando indicadores de alfabetização científica através da experimentação investigativa: um estudo acerca das propriedades coligativas;
  • O Ensino de química para alunos com autismo;
  • Ensino por investigação: uma proposta de intervenção no ensino de química;
  • O jogo da memória como instrumento didático de avaliação da aprendizagem em Química;
  • Uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem;
  • Residência Pedagógica: um plano de intervenção didática para o ensino de separação de misturas como abordagem CTSA;
  • Oficina do corpo humano: modelos tridimensionais como estratégia ativa no ensino de ciências;
  • O uso de mapas conceituais como ferramenta para identificação de conhecimentos prévios no ensino de Química;
  • Aspectos que contribuem e dificultam o processo de ensino e aprendizado de alunos surdos: uma análise no olhar do professor, interprete de libras e do aluno.
    Capítulo de livro a ser publicado no e-book do evento (Orientadores: Caio sena, Oberto Grangeiro e Ulysses Vieira).
  • Aprendizagem baseada em problemas (AB): uma experiência com o modelo de ligações metálicas.
    Capítulo de livro a ser publicado no e-book do evento (Orientadores: Caio sena, Oberto Grangeiro e Ulysses Vieira).

 

Os trabalhos foram orientados e tiveram participação dos (as) professores (as): Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, Caio Patrício de Souza Sena, Daniele Bezerra dos Santos, Leonardo Emmanuel Fernandes de Carvalho,  Luciene Xavier de Mesquita, Oberto Grangeiro da Silva, Rafael Ferreira da Silva, Roseane Silva de Oliveira, Thiago Gonçalves Neves e Ulysses Vieira da Silva Ferreira.

 

SOBRE
O IV CONEDU objetivou oportunizar discussões que valorizem as práticas de profissionais da Educação aproximando, cada vez mais, a universidade da escola de educação básica para a produção de conhecimentos e demandas formativas e avaliativas; apresentar a produção do conhecimento através das discussões dos grupos de trabalho do CONEDU; contemplar os participantes com as discussões sobre avaliação no contexto atual da educação, envolvendo profissionais de diferentes setores de atuação; promover a integração entre educação, culturas, sujeitos e práticas.
* Com informações do site do Congresso.


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