Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERCÂMBIO

Abertas inscrições para Programa Fulbrigth Professor/Pesquisador visitante nos EUA

Candidatos devem se inscrever até o dia 17 de outubro de 2016

Publicada em 06/09/2016 Atualizada há 12 meses

São 20 bolsas com 3 a 4 meses de duração

Estão abertas as inscrições para os interessados no Programa Fulbright Professor/Pesquisador visitante nos EUA. As inscrições estarão abertas até o dia 17 de outubro de 2016.


Professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas, ministrar palestras  em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.


Os requisitos para participar do programa são: Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana; ter concluído doutorado anteriormente a 1 de janeiro de 2010; possuir atuação acadêmica qualificada na área e reconhecida competência profissional com produção intelectual consistente; possuir vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou instituição de pesquisa; além de ter proficiência em inglês compatível com o bom desempenho nas atividades previstas; e residir no Brasil, no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.


Os candidatos selecionados receberão:  US$ 21,000 para quatro meses de permanência nos Estados Unidos da America ou US$ 15.750 para três meses de permanência para cobrir as despesas de passagem aérea e manutenção; seguro saúde (ASPE); e visto J-1.


Acesse:

Confira o Edital

Instruções para inscrição

Inscrições