COMEMORAÇÃO

12 anos de história e desenvolvimento: Campus Pau dos Ferros celebra aniversário

23 de setembro é também comemorado os 112 anos do IFRN

Publicada em 23/09/2021 Atualizada há 1 ano

Campus Pau dos Ferros oferta cursos técnicos de nível médio, de graduação e pós-graduação.

Hoje, 23 de setembro, é aniversário de 12 anos do Campus Pau dos Ferros do IFRN. Inaugurado em 2009, a unidade integra a II Fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação, iniciada em 2007. Hoje também é celebrado os 112 anos do Instituto Federal no Rio Grande do Norte, fundado em 1910, em Natal, com o nome de Escolas de Aprendizes Artífices.

O IFRN em Pau dos Ferros constitui uma comunidade acadêmica diversa formada por mais de 1.000 estudantes (ensino técnico de nível médio, graduação e pós-graduação) e mais de 100 servidores (as). Situado em posição geográfica estratégia, o Campus circunvizinha mais de 30 cidades do RN, além de municípios dos estados da Paraíba e Ceará.

De 2009 para cá, o Campus vem contribuindo com o desenvolvimento social, científico e tecnológico de Pau dos Ferros, da região e do Brasil, através da oferta de educação pública, gratuita e de qualidade, seja por meio de seu ensino, pesquisa e extensão, seja pelas relações institucionais.

A sua gestão foi iniciada em formato pro tempore sob comando da Professora Dra. Antonia Francimar da Silva, que continuou gestora por dois mandatos, desde a fundação do Campus até 2020. O segundo e atual dirigente do Campus é o Professor Dr. Emanuel Neto Alves de Oliveira. Confira o calendário de diretores gerais do Campus Pau dos Ferros:

Nome do (a) gestor (a)
Fundação a 2012
(pro-tempore)
Professora Dra. Antonia Francimar da Silva
2012 - 2016Professora Dra. Antonia Francimar da Silva
2016 - 2020Professora Dra. Antonia Francimar da Silva
 2020 - atual
Professor Dr. Emanuel Neto Alves de Oliveira

Comunidade acadêmica interna e externa comemora:

"Tenho exatamente 26 anos e 8 meses que sirvo a essa casa de educação. Vivenciei mudancas importantes dentro dela como deixar de ser ETFRN para ser CEFET e depois ser o que somos hoje: IFRN. Todas essas mudanças trouxeram em sua essência avanços em seu modo de ser e fazer educação profissional. Mas algo não mudou: a qualidade na oferta do ensino público aqui ofertado. E para mim não houve honra maior em toda minha vida que ser confiada a mim a gestão do Campus Pau dos Ferros desde sua implantação. Vivenciei a entrada e a saída de nossos primeiros alunos após a conclusão de seus cursos técnicos e superiores, passaporte para um mundo melhor. Convivi com pessoas que levarei para sempre comigo, em minhas memórias. Obrigada Campus Pau dos Ferros por tudo que me proporcionou, por todos os anos aí vividos. Foi uma honra ser sua gestora."
Dra. Antonia Francimar da Silva, Professora, Ex-Diretora Geral do Campus Pau dos Ferros e Pró-Reitora de Planejamento de Desenvolvimento Institucional (Vice-Reitora).

"Ao ingressar no IFRN, foi ali que descobri um novo mundo de oportunidades para o meu crescimento intelectual e pessoal. Hoje, essa Instituição histórica completa seus 112 anos e 12 anos de luta, resistência e revolução. Venho por meio desta mensagem expressar minhas felicitações assim como minha gratidão por fazer parte dessa família."
Marlon Chaves Vieira, aluno do Campus Pau dos Ferros do IFRN.

"Estou IFRN em Pau dos Ferros há aproximadamente 3 anos e meio, mas já ouvia falar da competência de todas e todos que formam este Campus, desde  servidoras e servidores ao vasto e diverso grupo do alunas e alunos, sempre muito engajados. Esta competência se dá pela característica de que este Campus é uma das unidades do IFRN onde o compromisso com a excelência caminha junto com os afetos e a leveza das relações. Sinto-me sempre muito acolhido nesta casa!"
Dr. Gilson José Rodrigues Júnior, Professor do Campus Pau dos Ferros do IFRN.

"O IFRN possui papel fundamental no desenvolvimento de Pau dos Ferros, sobretudo pelos resultados construídos através da educação de excelência em suas diversas frentes. Por isso, parabenizo com muita alegria a todos e todas que fazem parte desta grande Instituição, deixando aqui minha gratidão aos serviços prestados e pelas parcerias com o município em prol da nossa cidade e do Alto Oeste Potiguar."
Marianna Almeida, Prefeita de Pau dos Ferros/RN.

"O IFRN representa diversidade, inclusão e oportunidade. Uma Escola que oferece ensino de qualidade, se preocupando também com a situação social do aluno. Sem nenhuma dúvida, a Instituição representa o melhor período da minha vida até hoje. Parabéns, IFRN!"
João Victor Pires, aluno egresso do Campus Pau dos Ferros do IFRN.

"É com orgulho que comemoramos mais de uma década de história e desenvolvimento. A dedicação de nossos estudantes, servidores e servidoras, assim como os que já fizeram parte dessa história, constrói uma trajetória de impacto positivo social, científico e tecnológico que o IFRN vem deixando na Região. Vida longa à esta importante Instituição. Que se conserve pública, gratuita e de qualidade."
Dr. Emanuel Neto Alves de Oliveira, Professor e Diretor Geral do Campus Pau dos Ferros.

"Parabenizo essa Instituição que tão bem acolhe, que é motivo de orgulho para todos nós que fazemos parte dela, e que torna a nossa cidade e nossa Região tão privilegiada. Torço por muito mais IF’s em cada cantinho desse País porque ele realmente transforma vidas, oferecendo aos jovens uma educação de qualidade. A assistência estudantil é parte imprescindível nesse processo, pois suas ações e serviços contribuem de forma exitosa para a permanência e o êxito dos estudantes na sua formação acadêmica."
Edenise Kelle de Lima Araujo Freire, Técnica-administrativa e Coodenadora de Atividades Estudantis.