O Campus
Apresentação
O Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está localizado no coração da região metropolitana de Natal, tendo uma distância de cerca de 14 km da capital potiguar. Atualmente, o município conta com a terceira maior população do Rio Grande do Norte.
Mais conhecida como o Trampolim da Vitória, devido a sua participação na Segunda Guerra Mundial, recebendo tropas americanas durante o conflito, a cidade tem um alto índice de desenvolvimento humano, muito impulsionado pelo seu forte setor de comércio e serviços.
Atualmente, o Campus atende mais de 1.200 estudantes. A oferta de cursos está dividida nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, com os cursos de Informática e de Mecatrônica; Subsequente, com o ensino de Redes de Computadores e Mecatrônica; Graduação, com a Tecnologia em Sistemas para Internet e a Licenciatura em Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional e Tecnológica; além de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e em Ensino de Teatro.
O Campus ainda conta com um corpo docente composto por mais de 60 professores e 46 técnicos-administrativos.
Histórico
O Campus Avançado de Parnamirim, ainda como núcleo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, teve seu funcionamento autorizado pela Resolução nº. 081/2009, de 30/12/2009, do Conselho Superior do Consup/IFRN.
Em 27 de dezembro de 2010, em uma solenidade realizada em Brasília, a Unidade foi inaugurada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, juntamente com outros 31 novos campi de todo o país. A partir de 01/01/2011, o Campus antes vinculado ao Campus Natal-Central, passou a vincular-se administrativamente à Reitoria do Instituto.
Suas atividades tiveram início no segundo semestre de 2008, com a implantação de um núcleo de ensino na Escola Municipal Augusto Severo, situada na Rua Sargento Noberto Marques, 158, centro, através de um convênio com a Prefeitura Municipal.
Em junho de 2009, contando com a participação dos secretários de educação de Parnamirim e das cidades circunvizinhas, e de representantes de várias instituições, como a Base Aérea de Natal, a Diretoria Regional da Secretaria de Educação do Estado, estudantes, professores, diretores de escolas, dentre outras autoridades, realizou-se a Audiência Pública para definição dos eixos tecnológicos e possíveis cursos que seriam ministrados nos campi, sendo estabelecidos, de início, o eixo de Informação e Comunicação, com os cursos de Informática e Redes de Computadores e o eixo de Controle e Processos Industriais, desta vez com o curso de Mecatrônica.
A assinatura de cessão do terreno de 64 mil m², localizado na BR 101, na altura do contorno de Pium, aconteceu no dia 22 de dezembro de 2009, na gestão do prefeito Maurício Marques.
Estrutura física
O Campus Parnamirim do IFRN tem em sua estrutura física:
- 17 salas de aula;
- 01 Sala de estudo dos professores;
- 01 Sala de estudo para pesquisadores;
- Setor de saúde com consultório médico e odontológico;
- Laboratório de Física e Biologia;
- 19 laboratórios para informática e Mecatrônica;
- 01 Laboratório de ensino híbrido;
- 01 Laboratório de idiomas;
- 01 Laboratório para suporte EAD;
- 01 Sala para reuniões;
- 01 Sala para o Neabi / Napne;
- 01 Sala de Tenis de Mesa;
- 01 Sala de Música ;
- 01 Sala de Teatro e Dança;
- 01 Sala de Xadrez;
- 01 Sala de Artes Visuais;
- 01 Campo de Futebol;
- 01 quadra de areia;
- 01 piscina;
- 01 Espaço de convivência coberto;
- Auditório para 160 lugares;
- Biblioteca com sala de estudos individual e coletivo, gibiteca, acervo bibliográfico e ambiente para pesquisa virtual;
- Refeitório e cantina.
Colegiados, Conselhos, Comissões e Núcleos
- Conselho Escolar: Órgão colegiado máximo do Campus, possuindo representação da gestão, docentes, estudantes, corpo técnico-administrativo, egressos, pais de estudantes e sociedade civil, tendo como presidente a Direção-Geral;
- Colégio Gestor: Órgão colegiado que reúne os diretores e coordenadores responsáveis pelos setores do Campus, tendo como presidente a Direção-Geral;
- Colegiado da Diretoria Acadêmica;
- Colegiado de Curso;
- Conselho de Classe;
- Comissão Própria de Avaliação (CPA);
- Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne);
- Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi);
- Núcleo de Arte (Nuarte).
Publicada em 2 de Maio de 2023 às 10:03 ― Atualizada em 7 de Julho de 2023 às 09:33