Inclusão
"Vivências que inspiram": vídeo acessível valoriza a percepção de estudantes com deficiência sobre o IFRN
A produção audiovisual “vivências que inspiram” é resultado da dissertação de mestrado de uma servidora e contou com apoio da Comunicação do Campus
Publicada por Cecilia Alves em 10/07/2025 ― Atualizada em 10 de Julho de 2025 às 08:26
A permanência escolar com qualidade para estudantes com deficiência dentro do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi o tema da pesquisa de mestrado desenvolvida pela servidora do Campus Parnamirim, Izabelli Cassiano. A dissertação, defendida na quarta-feira, 2 de julho de 2025, buscou compreender a fundo a percepção de alunas e alunos da instituição sobre os fatores que influenciam sua permanência.
Diante de questionamentos sobre a efetividade da inclusão de estudantes com deficiência no ensino técnico integrado ao ensino médio, o objetivo principal da pesquisadora foi identificar, a partir da perspectiva desse público, tanto as iniciativas já existentes quanto as que poderiam potencializar sua permanência e qualidade de vida acadêmica.
Vivências que inspiram
Entre as propostas da dissertação, destaca-se o desenvolvimento de um vídeo de cunho educacional denominado como “vivências que inspiram”. A iniciativa foi realizada em parceria com a Coordenação de Comunicação Social e Eventos (Cocsev) e visa valorizar a percepção de estudantes com deficiência sobre a instituição, dando voz às suas experiências. Na produção, os alunos Sara Myllena e Caio Targino compartilham suas vivências, abordando desde as dificuldades enfrentadas até seus desejos, realizações e constatações sobre o cotidiano dentro do Campus Parnamirim. O vídeo conta com recursos de acessibilidade como legenda, audiodescrição e presença de intérprete de libras.
Segundo Izabelli, "a dissertação corrobora com o projeto político pedagógico do IFRN, que prevê a inclusão social quanto às condições físicas, intelectuais, culturais e socioeconômicas dos sujeitos, sempre respeitando a diversidade. A servidora disse ainda que, durante o período em que desempenhou suas funções como intérprete de Língua Brasileira de Sinais, no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) no IFRN, houve um aumento significativo de estudantes com deficiência, de sete estudantes em 2016 para 578 em 2025.
Por fim, Izabelli disse que esse aumento a motivou a compreender outra perspectiva para além do aumento desse acesso: "Para tal fim, escolhi ouvir estudantes da instituição, um aspecto de fundamental importância para a execução da dissertação".
A voz dos próprios estudantes sobre sua permanência na instituição traz informações riquíssimas da sua experiência, pois eles são os protagonistas da inclusão e acessibilidade dentro deste ambiente educacional.
Vivências que Inspiram apresenta-se como ferramenta importante para promover a reflexão do papel que o IFRN desempenha na inclusão e acessibilidade dentro do espaço acadêmico. Para assistir a produção completa, acesse o canal oficial do Campus Parnamirim no YouTube ou a janela abaixo.
Acesse
Vivências que Inspiram
"Vivências que Inspiram" é um vídeo de cunho educacional que aborda a acessibilidade através de narrativas de estudantes no IFRN
- Palavras-chave:
- Acessibilidade Inclusão Permanência Escolar