Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão
Trabalhos do Campus Parnamirim conquistam prêmios na Secitex
Três projetos do NOCS Lab foram premiados
Publicada por Gizelle Santos em 20/10/2025 ― Atualizada em 20 de Outubro de 2025 às 14:33
O Campus Parnamirim alcançou dois primeiros lugares e um credenciamento para evento internacional entre os trabalhos apresentados na VII Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) do IFRN. A programação foi realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, nas dependências do Campus Natal - Zona Norte e no Partage Norte Shopping.
A Secitex é o maior evento acadêmico-científico e cultural do IFRN e, nesta edição, somou 395 trabalhos inscritos. Dentre esses, os três projetos do Laboratório de Pesquisa em Redes e Sistemas Computacionais (NOCS Lab) do campus se destacaram na premiação, ocorrida no encerramento da semana científica.
SirenSat
Na categoria Ciências Biológicas e da Saúde – pôster, do Congresso de Iniciação Científica (Congic), o projeto SirenSat foi premiado com a primeira colocação. Por meio de imagens aéreas e utilização de inteligência artificial, a iniciativa tem o objetivo de implementar um sistema de monitoramento para detectar resíduos plásticos em regiões costeiras e marinhas.
A coordenadora do SirenSat, professora Thayse Azevedo, explica que o projeto está em fase de desenvolvimento da inteligência artificial para o reconhecimento dessas imagens geradas através de drones.
“Esse prêmio é a recompensa de um trabalho desenvolvido a muitas mãos. Começamos inicialmente com quatro alunas apenas e hoje nós temos uma equipe de dez alunos, tanto da área de Informática quanto da Mecatrônica, aplicando conhecimentos da Biologia”, comenta Thayse Azevedo.

A professora também reforça que, além do sentimento de realização proporcionado pela conquista, o prêmio é um incentivo para expandir ainda mais o projeto e um sinal de que o trabalho está no caminho certo.
Kits Digitais para Deficientes Visuais
Os kits didáticos já são uma realidade na busca pela ampliação da aprendizagem em diversos ambientes de ensino. Com o propósito de produzir materiais que auxiliem alunos com deficiência visual na disciplina de Eletrônica Digital, o projeto Kits Digitais para Deficientes Visuais conquistou o primeiro lugar da categoria Projeto de Ensino.

“O projeto foi pensado visando à adaptação de uma aluna com deficiência visual que estuda Mecatrônica no Campus Parnamirim e, em seguida, mais três kits didáticos foram desenvolvidos com a mesma finalidade”, explica o coordenador da iniciativa, o professor Gustavo Lima. “Agradeço aos alunos participantes do projeto, que acreditaram e montaram os kits pensando em ajudar alunos com deficiência visual. Estamos felizes com o prêmio. É um reconhecimento importante por este material didático”, observa.
Cariri
Focado no desenvolvimento de um kit de motorização de baixo custo para cadeiras de rodas, o projeto Cariri foi agraciado com credenciamento em evento tecnológico internacional. Sob a coordenação do professor Diego Oliveira, o equipamento busca ampliar o acesso a cadeiras de rodas motorizadas para o público de baixa renda, utilizando-se de componentes disponíveis na internet, sem eletrônica complexa ou necessidade de peças personalizadas.
De acordo com Diego Oliveira, a Cariri V1, primeira versão construída pelo projeto, já está em uso por um aluno do campus. A cadeira atinge até 10 km/h e possui joystick que permite até 256 níveis diferentes de aceleração nas quatro direções. Aperfeiçoamentos para a segunda versão já estão em andamento, como a integração de bluetooth, recarregamento automático, GPS e outras funcionalidades.

“Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho que já dura sete anos”, explica Diego Oliveira. “Estamos muito felizes com a premiação. Isso nos incentiva a continuar trabalhando para melhorar o projeto e atingir cada vez mais pessoas”, complementa.
- Palavras-chave:
- Secitex 2025 Prêmio NOCS Lab