Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão

Trabalhos do Campus Parnamirim conquistam prêmios na Secitex

Três projetos do NOCS Lab foram premiados

Publicada por Gizelle Santos em 20/10/2025 Atualizada em 20 de Outubro de 2025 às 14:33

O Campus Parnamirim alcançou dois primeiros lugares e um credenciamento para evento internacional entre os trabalhos apresentados na VII Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) do IFRN. A programação foi realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, nas dependências do Campus Natal - Zona Norte e no Partage Norte Shopping.

A Secitex é o maior evento acadêmico-científico e cultural do IFRN e, nesta edição, somou 395 trabalhos inscritos. Dentre esses, os três projetos do Laboratório de Pesquisa em Redes e Sistemas Computacionais (NOCS Lab) do campus se destacaram na premiação, ocorrida no encerramento da semana científica.

SirenSat

Na categoria Ciências Biológicas e da Saúde – pôster, do Congresso de Iniciação Científica (Congic), o projeto SirenSat foi premiado com a primeira colocação. Por meio de imagens aéreas e utilização de inteligência artificial, a iniciativa tem o objetivo de implementar um sistema de monitoramento para detectar resíduos plásticos em regiões costeiras e marinhas.

A coordenadora do SirenSat, professora Thayse Azevedo, explica que o projeto está em fase de desenvolvimento da inteligência artificial para o reconhecimento dessas imagens geradas através de drones.

“Esse prêmio é a recompensa de um trabalho desenvolvido a muitas mãos. Começamos inicialmente com quatro alunas apenas e hoje nós temos uma equipe de dez alunos, tanto da área de Informática quanto da Mecatrônica, aplicando conhecimentos da Biologia”, comenta Thayse Azevedo.

Thayse Azevedo (direita) sendo premiada na Secitex
Thayse Azevedo (direita) sendo premiada na Secitex

A professora também reforça que, além do sentimento de realização proporcionado pela conquista, o prêmio é um incentivo para expandir ainda mais o projeto e um sinal de que o trabalho está no caminho certo.

Kits Digitais para Deficientes Visuais

Os kits didáticos já são uma realidade na busca pela ampliação da aprendizagem em diversos ambientes de ensino. Com o propósito de produzir materiais que auxiliem alunos com deficiência visual na disciplina de Eletrônica Digital, o projeto Kits Digitais para Deficientes Visuais conquistou o primeiro lugar da categoria Projeto de Ensino.

Prof. Gustavo Lima no estande do projeto Kits Digitais para Deficientes Visuais
Prof. Gustavo Lima no estande do projeto Kits Digitais para Deficientes Visuais

“O projeto foi pensado visando à adaptação de uma aluna com deficiência visual que estuda Mecatrônica no Campus Parnamirim e, em seguida, mais três kits didáticos foram desenvolvidos com a mesma finalidade”, explica o coordenador da iniciativa, o professor Gustavo Lima. “Agradeço aos alunos participantes do projeto, que acreditaram e montaram os kits pensando em ajudar alunos com deficiência visual. Estamos felizes com o prêmio. É um reconhecimento importante por este material didático”, observa.

Cariri

Focado no desenvolvimento de um kit de motorização de baixo custo para cadeiras de rodas, o projeto Cariri foi agraciado com credenciamento em evento tecnológico internacional. Sob a coordenação do professor Diego Oliveira, o equipamento busca ampliar o acesso a cadeiras de rodas motorizadas para o público de baixa renda, utilizando-se de componentes disponíveis na internet, sem eletrônica complexa ou necessidade de peças personalizadas.

De acordo com Diego Oliveira, a Cariri V1, primeira versão construída pelo projeto, já está em uso por um aluno do campus. A cadeira atinge até 10 km/h e possui joystick que permite até 256 níveis diferentes de aceleração nas quatro direções. Aperfeiçoamentos para a segunda versão já estão em andamento, como a integração de bluetooth, recarregamento automático, GPS e outras funcionalidades.

Prof. Diego Oliveira (direita) na apresentação do projeto Cariri
Prof. Diego Oliveira (direita) na apresentação do projeto Cariri

“Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho que já dura sete anos”, explica Diego Oliveira. “Estamos muito felizes com a premiação. Isso nos incentiva a continuar trabalhando para melhorar o projeto e atingir cada vez mais pessoas”, complementa.

Palavras-chave:
Secitex 2025 Prêmio NOCS Lab