Trabalhadores Terão Oportunidade de Adquirir um Certificado Profissional

Por meio do Programa Certific, trabalhador ganhará mais respeito e respaldo técnico para exercer sua profissão

Publicada em 04/04/2013 Atualizada há 1 ano

O Câmpus Parnamirim lançou nesta segunda-feira (1) o primeiro edital do IFRN para o Programa de Certificação Profissional e Formação Inicial e Continuada – Certific, criado pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Trabalho, para reconhecer os saberes  adquiridos na prática, durante a vida profissional do trabalhador, tanto para fins de certificação profissional como para ingresso nos Cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, que serão oferecidos pela Instituição.

Nesse primeiro edital, o câmpus irá conferir certificação profissional (auxiliar técnico de nível fundamental) para o Perfil de Eletricista Instalador de Redes de Computadores. Para participar o trabalhador deverá ter mais de 18 anos, atuar ou ter atuado como eletricista instalador de redes de computadores e/ou eletricista instalador predial. Para o processo de reconhecimento de saberes não será exigida documentação comprobatória de experiência profissional na área, pois está entre os objetivos do programa preencher as lacunas trazidas pelos participantes e fornece-lhes subsídios para completar sua formação.

Dividido em três fases, o processo de inscrição começará com o preenchimento de um formulário, que deverá ser feito exclusivamente pelo site www.ingresso.ifrn.edu.br, no período de 17 de junho até 19 de julho deste ano. Em seguida, os interessados que estiverem previamente inscritos na primeira etapa participarão do Evento de Orientação sobre o Processo de Reconhecimento de Saberes, que visa esclarecer as atividades envolvidas ao longo das etapas do processo. Por último, os participantes preencherão um Questionário Sócio-Profissional de seu respectivo perfil de trabalho.

Caso o candidato  não tenha acesso à internet ou necessite de mais orientações para realizar sua pré-inscrição, poderá dirigir-se ao IFRN Câmpus Parnamirim, situado à Rua Antônia de Lima Paiva, nº 155, Bairro Nova Esperança – Parnamirim/RN, de segunda a sexta-feira, nos horários de 13h às 18h e de 19h às 22h.

Os candidatos inscritos deverão participar do processo de Reconhecimento de Saberes – momento em que participarão de atividades de formação e complementação de conhecimento profissional – recebendo, ao final das etapas previstas, um documento que terá valor de memorial profissional indicando a necessidade, ou não, encaminharem-se para elevar sua qualificação e/ou escolaridade, e seguirem no processo para obtenção da certificação.

Acesse o edital do programa e saiba mais: http://portal.ifrn.edu.br/campus/parnamirim/editais/editais-2013/edital_14-2013-_certific/view