Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Torneio

Torneio Meninas na Matemática (TM2) aconteceu no Campus Parnamirim

A competição é voltada para as alunas dos ensinos fundamental, a partir do 8º ano, e médio das escolas públicas e privadas de todo o país

Publicada em 18/10/2019 Atualizada há 1 ano

Aconteceu nesta quinta-feira, 17/10,  no Campus Parnamirim, o primeiro Torneio Meninas na Matemática. A competição é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) que tem como objetivo incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na matemática; aumentar a representatividade feminina em competições nacionais e internacionais, além de promover a maior participação de alunas em treinamentos olímpicos. 

Uma equipe de quatro meninas representou o Rio Grande do Norte, sendo Denyse Nascimento da cidade de Parelhas, Jamylly Emilly de Santa Cruz - ambas estudantes do Ensino Fundamental - e mais duas alunas do Instituto Federal, Thalita Giesta do Campi Natal e Sofia Severo do Campi Parnamirim. O resultado final será divulgado em dezembro e a premiação será realizada na Semana Olímpica da OBM. A professa de Matemática do Campus, Enne Karol, é coordenadora regional do Torneio e ficou muito feliz e orgulhosa com mais essa competição realizada no RN especialmente por ter sido realizada no Campus de Parnamirim.

Sobre o Torneio

O Torneio é realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada em todos os estados do Brasil. A competição, voltada para as alunas dos ensinos fundamental, a partir do 8º ano, e médio das escolas públicas e privadas de todo o país, foi inspirada no European Girls’ Mathematical Olympiad [Olimpíada Europeia de Matemática para Meninas], da qual o Brasil participa desde 2017. A TM² servirá como primeiro teste de seleção das quatro alunas que representarão o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad, cuja próxima edição será em Egmond, na Holanda. 

Ao todo, serão distribuídas quatro medalhas de ouro, oito de prata e 12 de bronze. Além disso, serão entregues até 20 menções honrosas para as alunas com os melhores desempenhos. A lista de premiadas será divulgada no site do torneio, em 11 de dezembro. 

As medalhistas serão convidadas a participar de cursos, treinamentos olímpicos e processos seletivos oferecidos na Semana Olímpica da OBM.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas