Setor de Psicologia realiza ciclo de oficinas em parceria com docentes

Ações aconteceram de 10 a 14 de abril, no Campus

Publicada por Ramon Soares em 18/04/2023 Atualizada há 1 ano, 2 meses

O Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, de 10 a 14 de abril, um ciclo de palestras direcionadas a estudantes dos cursos integrados, subsequentes e superiores. As atividades foram promovidas a partir de parceria entre o Setor de Psicologia e docentes de Língua Portuguesa do Campus.

A proposta das oficinas foi pensada por docentes do Instituto, que planejaram discussões sobre relações interpessoais e finalização de ciclos escolares para as turmas concluintes do integrado; saúde mental e rotinas acadêmicas para o Curso Superior em Tecnologia em Sistemas para Internet; e, ainda, sobre acolhimento e motivação para os alunos dos cursos subsequentes.

Para o professor Dayvyd Lavaniery, as oficinas são espaços formativos e de reflexão em que os alunos podem encontrar orientações e acolhimento para questões próprias do momento escolar que experienciam.

Anélia Monteiro, psicóloga do Campus, avaliou a iniciativa como uma ação relevante na formação humana dos discentes e “uma possibilidade de mostrar que uma instituição que tem foco no tecnicismo pode ampliar os horizontes da comunidade com momentos de partilha e reflexão entre os participantes”.

A partir dos resultados observados, através de relatos por parte dos estudantes, os professores envolvidos e o Setor de Psicologia acordaram em repetir a iniciativa nos próximos bimestres. O objetivo é dar uma continuidade à ação e valorizar o acolhimento e cuidado com a saúde mental das turmas envolvidas no processo.

Setor de Psicologia
Campus Parnamirim