Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Tribunal da Bola

Segunda edição do Tribunal da Bola acontece no campus Parnamirim

A atividade faz parte do planejamento da disciplina de Ed. Física e é realizada sob a orientação do professor Alison Batista

Publicada em 16/04/2018 Atualizada há 1 ano

     Alunos dos segundos anos do integrado participaram hoje, 16, na sala da videoconferência do Campus, da segunda edição do Tribunal da Bola. A atividade é orientada pelo professor de Educação Física Alison Batista. O Tribunal da Bola é fruto do trabalho desenvolvido na disciplina de Educação Física no primeiro bimestre de 2018, cujo o tema futebol e copa do mundo está sendo abordado. Essa é uma das ações do projeto integrador “Copa do Mundo” que será executado no Campus este ano. 

     Nesta edição o Tribunal da Bola tratou especificamente da discussão: Entrega ou não entrega? Com relação à entrega de resultados em prol de diversos benefícios. Para a realização da atividade, os estudantes pesquisaram sobre o tema e se dividiram em grupos. O grupo de Acusação, Defesa, Juízes e Ata. Sendo este último, responsável por encaminhar uma ata oficial, detalhando tudo sobre a audiência e os seus resultados e também fazer a cobertura audiovisual da atividade. Na simulação dessa audiência, os alunos utilizaram de diversos argumentos para convencer os juízes de que suas pesquisas tinham um bom embasamento. 

    O professor considera muito importante a realização de atividades assim, porque os alunos são estimulados a ir além do conhecimento específicos da disciplina e também aprendem a observar as situações sob outros pontos de vista diferentes dos seus.  “Essa atividade amplia o olhar do aluno na medida em que ele é estimulado a abandonar a sua opinião prévia para ouvir outras opiniões e refletir sobre elas”.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas